SME realiza eleições diretas nas escolas municipais nesta sexta-feira

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 29 de novembro de 2012 –  Será realizada nesta sexta-feira, 30, a partir das 7h, a eleição direta para a escolha dos diretores e secretários gerais das Escolas Municipais e Cmeis de Aparecida de Goiânia. Esta será a segunda eleição direta realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). As eleições serão realizadas em 58 escolas municipais e 09 Cmeis. Poderão votar funcionários efetivos, pais e alunos a partir de 12 anos de idade. “As eleições diretas nas escolas municipais e Cmeis, de forma democrática, são de extrema importância, já que a própria comunidade é responsável pela escolha do seu Gestor. E com isso os pais ficam ainda mais próximos da vida escolar de seus filhos”, informou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

As eleições diretas nas Escolas Municipais e Cmeis de Aparecida de Goiânia foi o primeiro projeto enviado pelo prefeito Maguito Vilela à Câmara Municipal no início de fevereiro de 2009, sendo sancionado no mesmo ano.

Todo o processo da eleição foi organizado pela SME. A votação terá início às 07h30 e encerramento às 21h. Após o resultado das eleições, os vencedores terão de participar do curso de Gestão Escolar, cujo diploma é critério para tomar posse e assumir as funções dos dois cargos.

As eleições nas escolas municipais de Aparecida terão impacto sobre toda a rede, que atende atualmente cerca de 35 mil alunos. Pelo menos 2 mil professores e mais de 800 funcionários administrativos, efetivos, participarão do processo, que é bem similar ao de uma eleição política, com mesários, fiscais, urnas e toda estrutura exigida por uma eleição.

Uma Comissão Eleitoral Central, composta por membros da SME, escolas e comunidade, também acompanha todo o processo das eleições, desde as inscrições das chapas até a apuração dos votos. O objetivo é garantir a transparência do pleito.

CHAPAS – Para formar as chapas, os concorrentes deveriam ser professores estáveis, com experiência mínima de 3 anos e que já estivessem trabalhando na unidade por mais de um ano. Todas as escolas e Cmeis apresentaram chapas. A grande maioria apresentou chapa única. Apenas dez unidades conseguiram compor duas ou mais chapas.

Mesmo nas unidades que apresentaram chapa única, como foi o caso da Escola Municipal Deraldo Lisboa dos Santos, a eleição dos candidatos não está garantida. Eles precisam obter 51% dos votos para assumirem os cargos, o que significa a aprovação da maioria da comunidade escolar. Ou seja, o processo se mantém democrático mesmo nesses casos. Terão direito ao voto funcionários efetivos, pais e alunos a partir de 12 anos de idade.