SMS mobiliza 35 unidades no Dia D Contra o Sarampo

Por Frederico Noleto

15 de fevereiro de 2020

Por Frederico Noleto

15 de fevereiro de 2020


Foto: Frederico Noleto

A Secretaria Municipal de Saude (SMS) está realizando neste sábado o Dia D de Mobilizacao Contra o Sarampo, dentro da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2020. Para isso 35 unidades fixas e volantes estão de prontidão em todas as regiões de Aparecida e em horários diversos a fim de atingir toda a população. A ação teve inicio no último dia 10 e seguirá até dia 13 de março, juntamente com todas as cidades do país. Nesta primeira etapa estão sendo vacinadas pessoas de 05 a 19 anos. “Eu trago sempre minha crianças pra vacinar. Tento manter a caderneta sempre atualizada para nao dar nenhum problema para eles mais tarde. Praticamente nao teve fila. Vale a pena acordar cedo e vir” – conta Maria das Gracas, que levou a filha para vacinar. 

“A campanha tem como objetivo interromper a transmissão do vírus do sarampo e também reduzir as internações e os óbitos em todo o país” – pontua a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Vânia Camargo. Ela explica que o Sarampo é uma doença viral aguda, extremamente contagiosa, similar a uma infecção do trato respiratório superior. Trata-se de uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. “Durante todo o ano de 2019 o município esteve na iminência de um surto do sarampo, devido ao fato de várias grandes cidades terem vivido uma situação de epidemia. Em 2020 ainda temos alguns casos na Europa e também no Brasil. Por isso, estamos mobilizando 35 unidades de saúde do município neste Dia D e colocando a população em alerta para a importância desta campanha, que tem o objetivo de proteger o público-alvo e melhorar toda a cobertura vacinal de nossa cidade. E não tem jeito, a única solução é vacinar” – completa a coordenadora da Imunização do município, Renata Cordeiro”.

Ela explica que a transmissão do vírus do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo. Os principais sintomas são febre alta, acima de 38,5°C, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta, pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal na altura do terceiro molar e erupção cutânea com pápulas pequenas e confluentes. Geralmente, no decorrer da doença, costumam se instalar complicações sistêmicas, como encefalite. “O sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo nas desnutridas. A vacina é a única forma de prevenir sua ocorrência” – lembra Renata Cordeiro.

A SMS esclarece que a campanha incluirá faixas etárias diferenciadas, em virtude da situação epidemiológica do sarampo no país e da diferença de incidência de casos entre elas. As demais faixas etárias que não fazem parte do público-alvo seguirão sendo atendidas em rotina normal nas unidades, por se tratar de uma vacina inclusa no calendário de vacinação de rotina da criança e adulto. A coordenadora explica ainda que a dose zero, aplicada em crianças que receberam a vacina entre seis meses e 11 meses e 29 dias, não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação. Para isso deve ser agendada a dose de rotina a partir dos 12 meses com vacina tríplice viral e aos 15 meses com vacina tetraviral (ou tríplice viral mais varicela), respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses” – completa.

Esquema de vacinação para crianças de 6 meses de idade até 11 meses e 29 dias:

A vacinação será seletiva, devendo-se avaliar a situação vacinal da criança no cartão de vacinação e/ou SIPNI. 01 Dose Zero, subcutânea, de 0,5 ml.

Esquema de vacinação para crianças a partir de 12 meses:

A vacinação será seletiva, devendo-se avaliar a situação vacinal da criança no cartão de vacinação e/ou SIPNI.

– Crianças de 12 meses a menores de 15 meses: 1 dose de 0,5ml subcutânea;
– Crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses de 29 dias: 2 doses* subcutâneas de 0,5ml, intervalo de 30 dias;
– Pessoas de 05 a 19 anos sem histórico vacinal: 2 doses subcutâneas de 0,5ml, intervalo de 30 dias;
– Pessoas de 05 a 19 anos com 01 dose no cartão: 1 dose subcutânea de 0,5ml, intervalo de 30 dias;
– Pessoas de 30 a 59 anos sem histórico vacinal: 2 doses subcutâneas de 0,5ml, intervalo de 30 dias;
– Pessoas de 30 a 59 anos com 01 dose no cartão: 1 dose subcutânea de 0,5ml, intervalo de 30 dias.

Unidades com Salas de Vacinas em funcionamento (POSTOS FIXOS) de 10/02 a 13/03/2020:

– Das 7h às 19h: Cais Nova Era;
– Das 7 às 18h: Cais Colina Azul, Centro de Saúde Papillon Park e Centro de Atendimento Ambulatorial;
– Das 7h às 17h: UBS Retiro do Bosque, UBS Caraíbas, UBS Santa Luzia, UBS Bandeirantes, UBS Bairro Independência, UBS Buriti Sereno, UBS Delfiore, UBS Mansões Paraíso, UBS Garavelo Park, UBS Andrade Reis, UBS Independência Mansões, UBS Jardim Riviera, UBS Campos Eliseos, UBS Pontal Sul II, UBS Cândido de Queiroz, UBS Jardim Paraíso, UBS Alto Paraíso, UBS Jardim dos Ipês, UBS Madre Germana, UBS Jardim Bela Vista, UBS Jardim Olímpico, UBS Parque Trindade, UBS São Pedro e UBS Jardim dos Buritis, UBS Jardim Tiradentes, UBS Rosa dos Ventos e UBS Veiga Jardim.

Postos fixos e volantes que funcionarão no dia D: 15/02/2020:

– Das 8h às 17h: Cais Nova Era, Centro de Saúde Papillon Park, Centro de Atendimento Ambulatorial, Cais Colina Azul, UBS Retiro do Bosque, UBS Caraíbas, UBS Santa Luzia, UBS Bandeirantes, UBS Bairro Independência, UBS Buriti Sereno, UBS Delfiore, UBS Mansões Paraíso, UBS Garavelo Park, UBS Andrade Reis, UBS Independência Mansões, UBS Jardim Riviera, UBS Campos Eliseos, UBS Pontal Sul II, UBS Cândido de Queiroz, UBS Jardim Paraíso, UBS Alto Paraíso, UBS Jardim dos Ipês, UBS Madre Germana, UBS Jardim Bela Vista, UBS Jardim Olímpico, UBS Parque Trindade, UBS São Pedro, UBS Jardim dos Buritis, UBS Jardim Tiradentes, UBS Rosa dos Ventos, UBS Veiga Jardim, UBS Santo André (POSTO VOLANTE) e UBS Expansul (POSTO VOLANTE).

– Das 8h às 14h: UBS Cruzeiro do Sul (POSTO VOLANTE), Aparecida em Ação
– Escola Adelino Ariane, Vila Maria (POSTO VOLANTE).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)