SMS mobiliza para Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite em adolescentes

Por Ana Clara Dias - SMS

13 de março de 2018

Por Ana Clara Dias - SMS

13 de março de 2018


Foto: Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) a partir desta quinta-feira (15) Campanha de Vacinação contra HPV e Meningo C (Meningite) nos adolescentes do município. Para mobilizar e incentivar os pais e responsáveis a levarem os adolescentes até uma unidade de saúde mais próxima, a SMS em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde vai promover no dia 15 de março vacinação nos alunos, na Escola Municipal Antônio Alves Neto como forma de conscientização, às 9 horas.

Para a vacina contra HPV as doses são oferecidas para meninas de 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra Meningo C, o Ministério da Saúde preconiza imunizar meninos e meninas de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias.

São 37 postos de vacinação, dentre as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina, os Cais Nova Era e Colina Azul, Centro de Saúde Papillon Park e Magre Germana (confira abaixo lista completa). É importante ressaltar que as meninas que iniciaram o esquema vacinal e não retornaram para receber a 2° dose, poderão ser vacinadas após 15 anos, sem necessidade de reiniciar o esquema.

O objetivo da campanha mobilizar a população para a importância de imunizar os adolescentes da faixa etária preconizada. A SMS também tem como meta aumentar as coberturas vacinais, conferindo proteção e prevenção de doenças causada pelo HPV e meningite C.

Prevenção – A imunização contra HPV pode prevenir cânceres de colo de útero, vagina, vulva, pênis, garganta e ânus, verrugas genitais e infecções que estão diretamente relacionadas ao HPV. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina contra a Meningite C passou a ser disponibilizada pelo SUS no ano de 2017 na faixa etária de 12 a 13 anos para meninos e meninas. As doses protegem contra a doença causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Em adolescentes, a vacina contra a meningite demonstra uma excelente resposta, garantindo assim, alta proteção até a idade adulta. Mesmo os adolescentes que já receberam essa vacina na infância devem receber um reforço aos 12 anos.

Meta – A SMS espera vacinar, no mínimo, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação; que são meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos para HPV e ambos os sexos para Meningo C na idade de 12 a 13 anos em conjunto com as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde com a comunidade.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: SMS mobiliza para Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite em adolescentes

Data: 15 de março de 2018, quinta-feira

Horário: 9h

Postos de Vacinação

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

U.B.S Jardim Paraíso

U.B.S Vila São Pedro

U.B.S Jardim dos Ipês

U.B.S Bairro Independência

U.B. S Parque Trindade

U.B.S JardimTiradentes

U.B.S Jardim Florença

U.B.S Ind. Mansões

U.B.S Jardim Bela vista

U.B.S Alto Paraíso

U.B.S Vila Delfiori

U.B.S Bandeirantes

U.B.S Riviera

U.B.S Nova Olinda

U.B.S Retiro do Bosque

U.B. S Veiga Jardim

U.B.S Jardim Olímpico

U.B.S Madre Germana

U.B.S Caraíbas

U.B.S Pontal Sul II

U.B.S Santa Luzia

U.B.S Campos Elísios

U.B.S Cândido de Queiroz

U.B.S Andrade Reis

U.B.S Mansões Paraíso

U.B.S Buriti Sereno

U.B.S Garavelo Park

Cais Nova Era

Cais Colina Azul

Centro de Atendimento Ambulatorial

Hospital e Maternidade Marlene Teixeira

Centro de Saúde Papillon Park

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)