Super Quarta: Aparecida abre 2 mil vagas para vacinação em 21 postos amanhã, 04

Por Camila Godoy

3 de agosto de 2021

Por Camila Godoy

3 de agosto de 2021


Foto: Enio Medeiros

Vinte UBS’s e a Central de Imunização ficarão à disposição para aplicar a dose 1 por agendamento no aplicativo Saúde Aparecida. Ampliação dos postos ocorrerá uma vez por semana, conforme disponibilidade de doses, para facilitar ainda mais o acesso da população com idade acima de 30 anos

Para ampliar as vagas nos postos de vacinação que atendem a pedestres, a Prefeitura de Aparecida, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a partir deste mês de agosto a Super Quarta da Vacinação Contra a Covid-19. A ação vai ofertar, todas as quartas-feiras, dependendo da disponibilidade de doses, mais de 2 mil vagas por agendamento no aplicativo Saúde Aparecida.

O atendimento será em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Central de Imunização. Com toda a mobilização já preparada, a primeira Super Quarta para aplicação da dose 1 para pedestres ocorrerá amanhã, 4 de agosto, das 8h às 17h. Nesses dias, as salas de vacinação das UBS’s funcionarão exclusivamente para vacinação contra covid-19. As vagas para a força-tarefa de amanhã foram liberadas ainda na manhã desta terça. A cidade vacina atualmente a população acima de 30 anos.

Em coletiva à imprensa, a superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Daniela Ribeiro, destacou que, até o momento, Aparecida tem aplicado a 1ª dose em cinco UBS’s e na Central de Imunização, via agendamento; e em dois drive-thrus por livre demanda, totalizando oito postos.

“Com a Super Quarta, a cidade terá 23 postos de vacinação da 1ª dose. Serão mais de 2 mil doses disponíveis em um único dia, descentralizando a vacinação e atingindo, principalmente, um maior número de pedestres de forma segura, sem aglomeração, com vários postos espalhados pelo município”, sublinhou Daniela Ribeiro.

A superintendente complementou: “Faremos as Super Quartas sempre que tivermos doses suficientes disponíveis, para que todos tenham o seu imunizante garantido. Nosso objetivo é facilitar o acesso às vacinas, protegendo o quanto antes e com eficiência a maior quantidade possível de pessoas, aproximando cada vez mais a vacina dos moradores. Assim, a cada sete dias o município terá 21 postos em pleno funcionamento, por agendamento, e mais dois drives, sem agendamento, para aplicação da 1ª dose. A aplicação da 2ª dose segue normal, de segunda a sábado”, afirmou.

Segunda dose

A aplicação da 2ª dose continua, sem interrupção, em sete postos. Neste caso, não há necessidade de agendamento. Os postos são: Central de Imunização, cinco UBS’s (Bairro Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim) e no drive-thru do Aparecida Shopping. O atendimento nas unidades é das 8h às 17h e, no drive, das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 8h às 17h, aos sábados.

“Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de distanciamento social, desde o início da Campanha de Vacinação contra covid Aparecida optou pelo sistema de drive-thru e pela imunização em unidades de saúde com dia e horário marcado. O modelo foi bem aceito e tem conseguido atender as demandas de forma eficaz, tanto que já atingimos 58% da nossa população adulta vacinada com a 1ª dose e 22% foi totalmente imunizada. Agora, estamos dando um passo a mais para aproximar o serviço da população, principalmente das pessoas que não têm veículo próprio”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, afirma que, dependendo do estoque de vacinas na cidade, a tendência é que a ampliação dos postos seja cada vez mais frequente. “Nossa expectativa é que o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde para o mês de agosto seja cumprido e, assim, possamos avançar com a cobertura vacinal em Aparecida” afirma.

Como funciona a Super Quarta

Para esta quarta-feira, a SMS irá disponibilizar cerca de duas mil vagas para agendamento da vacinação pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

“Com mais oferta de locais de imunização, a população poderá escolher a unidade de saúde mais próxima de sua casa para, no dia e horário marcado, receber o imunizante de forma rápida, segura e sem aglomeração”, destaca a superintendente Daniela Ribeiro.

A gestora explica ainda que a aplicação da dose 2 na cidade, nesta quarta-feira, ocorrerá normalmente nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, na Central Municipal de Imunização e no drive-thru do Aparecida Shopping: “Para receber a 2ª dose não é necessário agendar. Basta procurar um desses sete locais com documento de identidade, CPF e cartão de vacinação em mãos. Lembro que a dose 2 da Coronovac está disponível exclusivamente na Central e no drive do Aparecida Shopping”.

Daniela Ribeiro informa ainda que para quem tomar a 1ª dose na Super Quarta, quando chegar a data prevista para a dose 2, essa pessoa poderá procurar a mesma unidade onde recebeu a primeira aplicação.

Confira as 20 UBS’s da Super Quarta:

UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Pontal Sul II
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Hilda
UBS Colina Azul
UBS Bandeirantes
UBS Jardim Riviera
UBS Parque Trindade
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Anhembi
UBS Boa Esperança
UBS Santo André
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Florença
UBS Veiga Jardim
Centro de Saúde Papillon Park

Nesta quarta, funcionam ainda os seguintes postos:

Central Municipal de Imunização
Drive-thru da Cidade Administrativa (exclusivamente 1ª dose)
Drive-thru do Centro de Especialidades (exclusivamente 1ª dose)
Drive-thru do Aparecida Shopping (exclusivamente 2ª dose)

Os postos de drive-thru funcionam das 8h às 18h sem necessidade de agendamento. A Central Municipal de Imunização também funciona das 8h às 18h mediante agendamento para dose 1. Já as UBS´s funcionam das 8h às 17h, também mediante marcação para dose 1. No caso da 2ª dose, tanto o drive do Aparecida Shopping quanto as UBS’s e a Central não precisam de agendamento para aplicação do reforço.

Balanço

De acordo com a SMS, Aparecida aplicou 337.351 doses desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, ou seja, de 20 de janeiro até o dia 2 de agosto. Deste total, 245.211 receberam a 1ª dose e 76.350 a 2ª e 15.790, a dose única. Ainda segundo a SMS, até o dia 2 de agosto o estoque disponível no município era de 16.110 doses para a 1ª aplicação e 28.325 para a 2ª.

Até o momento, Aparecida recebeu 258.141 doses de 1ª aplicação, 110.360 para 2ª e 15.870 doses de dose única totalizando 384.371 doses recebidas. Com as doses aplicadas, a cidade imunizou até este dia 2 de agosto 58% da população adulta (422.666 pessoas segundo o IBGE) com pelo menos a 1ª dose e 21,8% da população está completamente imunizada.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)