Tecnologia israelense deve chegar à Aparecida, avalia prefeito

Por Thiago Marques

15 de setembro de 2017

Por Thiago Marques

15 de setembro de 2017

Foto: Divulgação

Em missão oficial a Israel, Gustavo Mendanha busca empresas que desenvolvam soluções modernas e inovadoras para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da cidade que ele administra

O principal objetivo da agenda do prefeito Gustavo Mendanha, que está em missão oficial em Israel desde o início desta semana, tem sido a busca por grandes projetos e ferramentas tecnológicas que possam ser implementados em Aparecida e por soluções – as mais inovadoras possíveis – para demandas inerentes a uma cidade do porte que ele administra.

“Esta experiência em Israel tem sido muito importante. A possibilidade de levar novas empresas e investidores para Aparecida me deixa muito entusiasmado. Nós precisamos colocar Aparecida em um novo patamar, e acelerar, ainda mais, seu desenvolvimento econômico e tecnológico”, diz o prefeito. “Quero que Aparecida continue brilhando como uma cidade de suma importância para o nosso Estado e para o nosso País, que continue a crescer da forma como tem crescido. Que seja uma cidade conectada ao mundo. E por isso estou aqui, atrás de boas experiências”, acrescenta.

Nesta sexta-feira (15), com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, Gustavo esteve na empresa israelense Jugano Brigther, que desenvolve diversos produtos utilizados em iluminação pública e no combate à criminalidade. A Jugano tem fábricas em seis países de três diferentes continentes, com foco na produção de luminárias do tipo “LED Inteligente”.

A tecnologia empregada pela Jugano faz com que as luminárias funcionem como um computador, capaz de receber vários aplicativos como, por exemplo, câmeras de segurança, wi-fi, detector de sons, entre muitos outros. Gustavo já vislumbra, inclusive, a possibilidade de adoção de Parcerias Público Privadas (PPP) – quando se unem os projetos do poder público com o financiamento da iniciativa privada – para viabilizar futuros projetos direcionados à modernização da iluminação pública em Aparecida.

Já no dia anterior, quinta-feira (14), o prefeito e o secretário foram recebidos por diretores da empresa Elbit System, uma das maiores empresas de tecnologia e segurança do mundo. A Elbit System, explica Cleomar Rocha, é referência quando se discute soluções e propostas para “Cidades Inteligentes” – projeto que deve sair do papel e se tornar realidade em Aparecida já na gestão de Gustavo Mendanha – e que tem como principal exemplo a cidade de Maldonado, no Uruguai.

“Para o nosso caso, a empresa pretende apresentar uma proposta mais específica, atendendo às perspectivas do projeto de ‘Cidade Segura’, um dos programas que Aparecida desenvolve para conquistar o reconhecimento de ‘Cidade Inteligente’”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, também acompanha o prefeito nesta missão de negócios em Israel.