Tecnologias educacionais são destaque na Mostra Pedagógica e Cultural em Aparecida

Por Felipe Fulquim

19 de novembro de 2019

Por Felipe Fulquim

19 de novembro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Produção de alunos e professores foram apreciadas por mais de 8 mil pessoas

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, realizou nesta terça-feira, 19, no CEL da OAB, a “Mostra Pedagógica, Cultural e Tecnológica de Aparecida”. O evento teve como objetivo promover projetos de estudos e experiências realizados em 94 unidades de ensino do município. Com sete eixos temáticos sobre “Educação: construindo uma cidade inteligente”, o evento reuniu produções sobre Inovação e Tecnologia, Arte e Cultura, Literatura, Meio Ambiente, Alimentação, Inclusão e Esporte.

O prefeito Gustavo Mendanha realizou a abertura da mostra e ressaltou os investimentos que administração municipal tem aplicado na área da Educação. “Esse mostra revela que nossas escolas estão empenhadas com o nosso projeto de transformar a educação pública com o uso de tecnologia, despertando nas crianças o aprendizado, a experiência e a criatividade. Está em nosso planejamento expandir o ensino de Robótica para as nossas escolas, transformando a educação das nossas crianças com inovação e tecnologia. Além disso, vamos melhorar a estrutura das nossas unidades de ensino e com isso oferecer mais qualidade no ensino-aprendizagem para todos”, afirmou.

A secretária de Educação, Valéria Pettersen, reforçou a importância da mostra na apresentação dos resultados produzidos no ano letivo da rede de ensino de Aparecida. “Nossa escolas municipais têm qualidade e o nosso município tem o compromisso de dar acesso ao que há de melhor as nossas crianças. Cada tema trabalhado aqui apresentado tem relação com o dia a dia de cada aluno e que contribui com sua formação humana e social”, destacou.

Na ocasião,  o prefeito assinou o termo de cooperação, colaboração e comodato com 20 instituições filantrópicas e privadas do município que atuam da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com o objetivo de ampliar vagas na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2020.

Participações

Os alunos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, setor Conjunto Planície, e da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Retiro do Bosque, setor Retiro do Bosque, que, juntos, participaram do estande de Inovação e Tecnologias, apresentaram para os visitantes o passo a passo de construção dos robôs desenvolvidos pelas equipes de robótica de suas unidades.

Nathalia Luana Batista Teixeira, 10 anos, e João Pedro Araújo Sodré, 9, alunos do quarto ano, deram explicações sobre o funcionamento de um robô montado por eles batizado de Casa Automatizada. “É uma casa que tem ventilador, que gira e que tem uma porta que abre e fecha”, explicou.

Já os alunos da Escola Francisco Rafael Campos, premiados na última competição de Robótica, no final do mês de outubro, realizaram apresentações sobre os robôs vencedores sobre uma proposta de intervenção nos hábitos alimentares com a utilização de robôs. “A robótica não é apenas robôs, é também muito estudo e técnica aplicada para uma mudança de comportamento, hábitos alimentares e dedicação”, afirmou Adryelly Kristina Dias Gomes, uma das participantes no projeto.