Terreno destinado à aeroporto executivo será transformado em área pública

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 17 de fevereiro de 2014 – Será assinado nesta quarta-feira, 19, pelo Prefeito Maguito Vilela (PMDB), o Decreto de Utilidade Pública da implantação do Aeroporto Executivo de Aparecida de Goiânia. A assinatura será às 15h, no Salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Na ocasião, o engenheiro responsável fará a apresentação do projeto para o executivo municipal.

O decreto transforma em área de Utilidade Pública, todo o terreno que será destinado à implantação do sítio aeroportuário, ou seja, a pista, hangares e a parte logística para o pleno funcionamento do aeroporto.

O projeto do aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia abrange um sítio portuário de 150 hectares e está orçado em R$ 30 milhões. Trata-se de um empreendimento realizado com capital privado, sob orientação da administração municipal. Prevê a construção da garagem que abrigará toda a frota goiana – considerada hoje uma das quatro maiores do país em capacidade de manutenção, contabilizando mais de mil aeronaves – e do parque de manutenção das aeronaves.

O aeroporto de Aparecida terá como objetivo promover o desafogamento do Santa Genoveva, em Goiânia, e também atender o empresariado local e do estado, além de poder ser destinado totalmente à aviação comercial. O projeto de Aparecida agregará tecnologia nos setores de mecânica e mecatrônica, e vai promover intercâmbio com todos os estados brasileiros e, eventualmente, internacional, desde a implantação até o pleno funcionamento do aeroporto.

AEROPORTO – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a construção do aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia em março de 2013. O documento assinado pelo superintendente da ANAC determina que, ao final da obra, o município encaminhe um termo de Notificação do Término da Obra, conforme critérios da Agência Nacional de Aviação Civil, e realize o pedido de inscrição no cadastro de aeródromos para a abertura ao tráfego aéreo no novo aeroporto.

Todo o processo de implantação do aeroporto, desde a concepção do projeto executivo – realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) – será inspecionado pela ANAC e outros órgãos competentes, no sentido de evitar irregularidades.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Prefeito assina decreto que transforma em utilidade pública área para construção do aeroporto executivo

Data: 19 de fevereiro de 2014 (quarta-feira).

Horário: 15h

Local: Salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Avenida Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Village Garavelo.