Torneio Aberto de Xadrez do Brasil é finalizado com sucesso em Aparecida

Por Rackel Vieira

1 de março de 2021

Foto: Wigor Vieira

Evento reuniu jogadores de diversas regiões do país; Enxadrista aparecidense é o vice-campeão

Aparecida de Goiânia sediou, pela primeira vez, um campeonato nacional de xadrez. Com estrutura montada no Aparecida Shopping, o Torneio Aberto de Xadrez do Brasil começou na última sexta-feira, 26, e foi encerrado no domingo, 28, com premiação dos primeiros colocados. O enxadrista aparecidense André Diamant levou o título de vice-campeão na categoria Absoluto, e a primeira colocação foi para o enxadrista Neuris Delgado, que representou o estado de Santa Catarina.

André que também é detentor do título de Grande Mestre Internacional de xadrez, concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 2009, agradeceu a prefeitura por proporcionar essa competição em sua região. “Pratico o jogo de xadrez desde a infância, então sei que o segredo está em estudar, se dedicar bastante, se inscrever nos campeonatos e dar um bom resultado. Estou muito feliz de ter participado do campeonato nacional na minha região, com uma premiação recorde, é sensacional”, comentou.

O Presidente da Federação de Xadrez do Estado de Goiás (FEXEG), Claudionor Carneiro, elogiou a estrutura oferecida pelo município. “Conseguimos realizar um evento dessa magnitude durante a pandemia garantindo a segurança dos participantes, tomando todos os cuidados necessários. É muito difícil a gente conseguir um apoio da forma que a Prefeitura de Aparecida nos proporcionou. O jogador de xadrez não merece menos que isso. Foi um sucesso”, ressaltou.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, participou da premiação e ressaltou que a prefeitura estuda implantar o xadrez nas escolas municipais. “Estamos orgulhosos de ter recebido essa competição aqui na cidade. Já é o segundo torneio de xadrez realizado aqui no município, sendo o primeiro estadual e esse nacional. Nessa perspectiva o nosso objetivo é incentivar às crianças da rede municipal de Aparecida a praticar essa modalidade esportiva cada vez mais. A implantação do projeto já vem sendo estudado pela secretaria e esperamos poder dar início assim que a pandemia acabar”, explicou o secretário.

Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e Centro Educacional Xeque Mate, o torneio distribuiu R$ 10 mil em premiação para os melhores colocados. Para o primeiro e segundo lugar da categoria Absoluto foram, por exemplo, premiados com R$ 2 mil e R$ 1,5 mil respectivamente. Os valores das demais premiações estão disponíveis no site da FEXEG.

Participaram do torneio jogadores dos estados de Goiás, Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além de competidores do Paraguai e Venezuela. As categorias disputadas foram: Absoluto (geral), feminino, melhor goiano, Under 2000, 1800, 1600, 1400, sem rating FIDE, veteranos (acima de 60 anos de idade).