Torneio nacional Aberto de Xadrez está com inscrições abertas

Por Rodrigo Augusto

1 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

Competição tem uma das maiores premiações previstas para 2021 no Brasil e será sediada em Aparecida

As inscrições para o Torneio de Xadrez Aberto do Brasil – etapa Aparecida, estão abertas e segue disponíveis até o dia 25 de fevereiro, um dia antes do evento que será realizado entre 26 e 28 de fevereiro no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). Podem participar da competição enxadristas de todas as idades cadastrados na Confederação Brasileira de Xadrez (CBZ) com anuidade 2021 em dia.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail evento_fexeg@outlook.com.br. O competidor precisa informar nome completo, ID da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e número de registro na CBZ até 25 de fevereiro. O comprovante de pagamento da taxa de inscrição também deve ser enviado. Todas as demais informações do campeonato estão disponíveis no site http://abertobrasilcbx.blogspot.com .

“O Torneio tem como objetivo é dar mais visibilidade para o xadrez e também movimentar os rankings brasileiro e internacional da modalidade esportiva. Temos em Aparecida e em todo Estado de Goiás bons jogadores que participam de várias competições aqui e no exterior”, aponta o secretário municipal de Esporte, Gerfeson Aragão.

Regulamento

Conforme divulgado pela organização, o Torneio de Xadrez Aberto do Brasil – etapa Aparecida será disputado com ritmo de jogo de 90 minutos mais 30 segundos por lance para cada jogador. Os critérios de desempates serão: confronto direto, buchholz com corte do pior resultado, buchholz sem corte, sonneborn-Berger, maior número de vitórias, e sorteio caso persista o empate. O programa de emparceiramento usado será o Swiss Manager.

Premiação

Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SEMEL) e Centro Educacional Xeque Mate, o torneio irá distribuir R$ 10 mil em premiação para os melhores colocados. O campeão da categoria Absoluto, por exemplo, será premiado com R$ 2 mil. Os valores das demais premiações estão disponíveis no site do torneio.

“A premiação do evento é uma das maiores previstas para este ano. Isso com certeza desperta o interesse dos competidores em participar e coloca Aparecida na vitrine nacional do xadrez. Jogadores de Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Venezuela e outras localidades já sinalizaram que irão participar”, completa Gerfeson Aragão.

Além de atrair enxadristas jovens o torneio também contará com a participação de competidores reconhecidos nacionalmente com André Diamant e Darcy Lima. Ambos são grandes mestres titulação máxima para competidores profissionais.

Destaque – O Xadrez ganhou destaque nas rodas de conversa após o sucesso de uma minissérie que usa o esporte como tema em um serviço de streaming internacional. A minissérie O Gambito da Rainha gerou interesse pela modalidade principalmente entre as gerações mais novas.

A história é fictícia e conta a vida de uma menina órfã de Kentucky, nos Estados Unidos, durante os anos 1960 que se torna (sem spoilers aqui) uma campeã do xadrez enquanto ainda era adolescente. “O objetivo da prefeitura é levar o esporte, que usa muito raciocínio lógico, para as escolas municipais”, comentou.