Tráfego na Avenida São Paulo com Avenidas Tapajós e Rudá sofrerá desvio durante construção de viaduto

Por Rodrigo Augusto

15 de maio de 2018

Por Rodrigo Augusto

15 de maio de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Agentes da SMTA e sinalização vertical irão orientar os condutores antes e durante o período de obras

Começam na próxima segunda-feira, 21, as obras de construção de um viaduto no cruzamento das Avenidas São Paulo com Tapajós e Rudá na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. A previsão é de que o trabalho, que irá melhorar a mobilidade na região, seja concluído em 180 dias. Neste período, o tráfego de veículos será desviado para ruas e avenidas paralelas, possibilitando o deslocamento entre Aparecida/Goiânia e Goiânia/Aparecida.

Para orientar os condutores que trafegam pela região a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) inicia nos próximos dias a implantação da sinalização vertical no trecho que receberá as intervenções. “Vamos instalar placas e faixas orientando sobre o desvio para que o motorista não tenha transtornos ao passar pelo local. Agentes da SMTA também estarão trabalhando no local para auxiliar os motoristas”, aponta o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale.

Desvios

Para o condutor que trafega pela Avenida São Paulo no sentido Aparecida para a capital, o trânsito será desviado pela Rua Jussara (logo após o Terminal Vila Brasília) passando pela Recife, Avenida Bela Vista até a Avenida 4ª Radial. No sentido contrário, de Goiânia para Aparecida, o motorista que utiliza as avenidas 4ª Radial ou Transbrasiliana utilizará a Avenida Bela Vista e a Rua Fortaleza para sair abaixo do trecho interditado.

Condutores que trafegam pela Avenida Tapajós sentido saída para BR-153 têm como opção de desvio as Avenidas dos Colonizadores, Bandeiras e Brasília que ligam à Avenida São Paulo. Ao chegarem abaixo do perímetro que será interditado, eles deverão utilizar a Rua Recife, seguindo as orientações, para a Avenida Rudá.  “A orientação inicial a todos que por ali transitam diariamente é observar as orientações das placas e faixas e obedecer a sinalização. E apesar dos transtornos que serão ocasionados a motoristas e pedestres, as benfeitorias ficarão, melhorando a qualidade e dando maior mobilidade ao trânsito da cidade”, pontua Luziano.

Obra

Orçado em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional, o projeto prevê o rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, que passará por baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial.

A obra prevê não apenas a construção do viaduto para livre acesso aos motoristas que passam pela Avenida São Paulo naquele trecho, mas também a implantação de moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além do paisagismo da via. “Esta é uma obra mais do que necessária tanto sob o ponto de vista urbanístico quanto de trânsito porque irá resolver o enorme gargalo da região, trazendo muito mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.