Trecho do Anel Viário começa a ser demarcado e sinalizado para o início de obras de implantação de elipse

Por Rafael Freitas

27 de agosto de 2018

Por Rafael Freitas

27 de agosto de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Começam na próxima quarta-feira, 29, as obras de construção da elipse em trecho da BR-060/Anel Viário, em Aparecida de Goiânia. No local, que fica entre os bairros Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros, havia apenas um retorno, o que tumultuava o trânsito no local e causava diversos acidentes. Além das obras da elipse, serão realizadas ainda obras de duplicação das avenidas V-06 e H-161. O novo ordenamento do trânsito tem como objetivo melhorar a fluidez na circulação de veículos e propor segurança do trânsito tanto para os mais de 50 mil motoristas que passam pelo local diariamente quanto para os pedestres.

Na manhã desta segunda-feira, 27, as equipes da Secretaria de Mobilidade e Defesa Social iniciaram  os trabalhos de sinalização dos desvios do trajeto para interdições da rodovia. As demarcações para a construção da elipse também começaram a ser feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), que será o órgão responsável pela obra. “Nesta segunda e terça-feira, equipes da Secretaria de Mobilidade estarão fazendo toda a parte de sinalização e na quarta-feira a pista será interditada totalmente e o trajeto precisará ser feito pelos desvios”, pontuou.

Flávio Vieira Carvalho é proprietário de um supermercado na região da obra e disse que a ação de intervenção vem em boa hora, pois segundo ele, além do congestionamento o número de acidentes é alto. “Acredito que a obra será importante porque o trânsito aqui é muito intenso e já houve vários acidentes. Com essa rotatória que será feita, tenho certeza que haverá uma melhora muito importante para todos nós, moradores e motoristas. Até para o meu comércio essa intervenção da Prefeitura será importante porque vai dar maior visibilidade e acesso seguro”, comemorou o comerciante.

Duplicação e desvios

Luziano explica como serão as alterações nas vias quais serão as mudanças realizadas com a implantação da elipse. “A avenida H-161 que fica entre o Anel Viário e a Avenida Senador Antônio Ramos será duplicada para melhorar a fluidez do trânsito e também será feito um corte na Praça da Feira Coberta do setor Cidade Vera Cruz para a realização da duplicação da Avenida V-06. Isso vai melhorar o tráfego no local”, destacou o secretário de Mobilidade e Defesa Social. As obras de duplicação ficarão a cargo da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia.

A partir de quarta-feira, 29, quando as obras forem iniciadas, o motorista que estiver trafegando no sentido Go-040 sentido BR-153 será desvio será feito na altura da Escola Municipal Ari Caetano, passando pela Avenida Senador Antônio Carlos Ramos e pegando a J-56 para retornar ao Anel Viário. Para quem trafegar no sentido BR-153 em direção a GO-040, o desvio será feito entrando à esquerda, passando pelas avenidas J-66 e Senador Antônio Ramos e por um pequeno desvio na Avenida V-05, onde o condutor terá acesso novamente ao Anel Viário. O perímetro de desvio é cerca de 1,5 km.

Convênio

As intervenções são parte do convênio firmado entre Prefeitura e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), com o objetivo de estruturar a via que liga a BR-153 à GO-040. Pelo convênio de cooperação, que terá a duração de mais três anos, as intervenções estruturantes continuarão sob responsabilidade do DNIT e após esse processo, a via será municipalizada. “Neste período de três anos do convênio, o departamento executará os serviço de conservação, limpeza, manutenção e ações que forem solicitadas pela prefeitura como alteração de pontos de retorno, estudo de impacto de trânsito, execução da elipse, recapeamento e obras rodoviárias”, explicou Luziano da Costa Vale. Outro ponto acordado na parceria foram as ações operacionais no Anel Viário, como sinalização e lombadas eletrônicas, que ficam sob responsabilidade da administração municipal.