UBS Colina Azul completa um mês de amplo atendimento à população

Por Polliana Martins

23 de setembro de 2019

Por Polliana Martins

23 de setembro de 2019

Foto: Arquivo/SMS

Inaugurada pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo secretário de Saúde Alessandro Magalhães, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilberto Gomes dos Santos, localizada na Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz (em frente ao Cais do Setor Colina Azul), completa nesta segunda-feira, 23, um mês de sua abertura oficial. Com estrutura ampliada, a UBS era um pedido antigo da população local e sua inauguração marcou as celebrações de 32 anos do bairro. No próximo dia 27, um evento de comemoração do aniversário da UBS, juntamente com o fechamento do Setembro Amarelo (Mês de prevenção ao suicídio), unirá servidores e usuários em uma programação festiva e de promoção à saúde.

No dia da inauguração, 23 de agosto, o prefeito, dirigindo-se aos moradores, afirmou que “nosso objetivo é ter uma Saúde Pública à altura da nossa gente, tão boa ou até melhor do que a da rede privada”, e assinou a autorização para a licitação da obra que ampliará a UBS com a construção de um novo bloco destinado aos atendimentos de urgência e emergência, que, por enquanto, continuam a funcionar no Cais Colina Azul.

Atenção Primária: pilar do SUS

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães lembra que a UPA é diferenciada, com 747,63 m² de estrutura moderna e adequada para acolhimento multiprofissional. “A Atenção Primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), é exercida principalmente nas UBSs. É nela que estamos mais próximos da realidade da população e podemos cuidar melhor das pessoas e organizar o fluxo dos serviços na rede. Por isso, investimos incansavelmente no aprimoramento das nossas unidades básicas”, enfatiza ele.

Já o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, aponta que a UBS oferece, além das consultas médicas agendadas, serviços dos Programas de Hiperdia, Tuberculose e Saúde da Mulher, bem como teste rápido de HIV, palestras de orientação para grupos de gestantes, vacinação, odontologia e pré-natal. “Esta nova unidade do setor Colina Azul tem superado as expectativas e adquiriu a confiança da comunidade local, que está mais bem assistida e sente a segurança e o conforto de uma UBS bem equipada e com profissionais capacitados”, afirma Gustavo.

Produtividade com qualidade

Sendo a 40ª de Aparecida de Goiânia e a oitava entregue pela atual gestão municipal, a UBS funciona em horário estendido, das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira, e, nas três primeiras semanas de funcionamento, já realizou 720 atendimentos pediátricos, 1.200 de clínica médica, 414 de ginecologia, 150 de obstetrícia e 360 do Programa Hiperdia, dentre outros procedimentos, como informa a chefa administrativa da unidade, Valdecy Célia Araújo, que acrescenta: “Temos uma equipe diversificada e pronta para atender com qualidade às pessoas. Contamos com 13 servidores administrativos, 3 odontólogos e dois auxiliares, 2 enfermeiros, 3 técnicos em enfermagem, 3 clínicos gerais, 2 ginecologistas, 1 obstetra, 3 pediatras, 2 médicos do Hiperdia e 1 do Programa de Hanseníase.”