Um a cada cinco moradores acima de 18 anos já está totalmente imunizado em Aparecida

Por Camila Godoy

26 de julho de 2021

Por Camila Godoy

26 de julho de 2021

Foto: Enio Medeiros

Cidade já imunizou 19,53% da população com duas doses ou dose única. E mais da metade da população adulta de Aparecida recebeu ao menos a primeira dose de vacina contra a covid

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até esta segunda-feira, 26 de julho, 82.568 moradores já estão totalmente imunizados contra a covid-19, isto é, receberam duas doses de vacinas ou imunizantes que são de dose única. O número corresponde a 19,53% da população com mais de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para ser imunizada contra o novo coronavírus. Assim, a cada cinco moradores adultos, um já está totalmente protegido.

O município também já aplicou 223.686 vacinas como primeira dose. O número representa aproximadamente 53% da população adulta da cidade. Ou seja, mais da metade dos moradores com mais de 18 anos já receberam ao menos a primeira dose de imunizante contra a covid. Os dados populacionais são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demonstram que a população adulta de Aparecida é de 422.666 habitantes.

“Sempre repito que em Aparecida, vacina recebida é vacina aplicada. Isto porque seguimos avançando em ritmo acelerado, com planejamento técnico e monitoramento constante dos trabalhos. À medida que chegam novas remessas vamos ampliando a faixa etária para aumentarmos a cobertura vacinal em toda a cidade. Nossa meta é imunizar o maior número de moradores, o mais breve possível”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

Vacinação amanhã (27/07)

Nesta terça-feira, 27 de julho, Aparecida segue imunizando o grupo acima de 32 anos, bem como gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência que porventura ainda não foram imunizadas. Os interessados devem procurar os postos de drive-thru da Cidade Administrativa ou do Centro de Especialidades, das 8 às 18 horas. Nesses locais não é necessário agendar, basta apresentar documento de identidade, Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida.

Já aqueles que preferirem receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para novos agendamentos são liberadas de segunda a sexta, após às 17h.

“Mantemos a faixa etária contemplada, acima de 32 anos, até a chegada de uma nova remessa de doses. Assim que o estoque municipal for reforçado, a faixa etária será ampliada. Aproveito para convidar todos que tomaram a primeira dose e já estão na data indicada para receberem a dose 2 a procurarem nossos postos. Só com o ciclo completo a população estará imunizada”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades atendem das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento

Segunda dose

A SMS continua também aplicando a segunda dose da vacina. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados até às 17h. As UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também atendem das 8h às 17h de segunda a sábado.
Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Mas, o morador precisa apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.

Balanço completo

De acordo com SMS, até o momento, Aparecida já recebeu, para a 1ª aplicação, 235.883 doses, e, para a segunda, 103.340. Quanto à dose única, foram 15.870, totalizando 355.093. O estoque atual do município é de 6.097 doses para a primeira aplicação e 28.262 para a segunda. A previsão é de que até a próxima quinta-feira cheguem novas doses.