V Feira de Ciencia e Tecnologia é realizada em Aparecida

Por Lígia Mariani

30 de outubro de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio das  secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), da secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizaram na manhã desta segunda-feira, 30, a abertura da quinta edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia (V FECITEC 2017). O evento é voltado para alunos do ensino fundamental, médio/técnico e superior de escolas públicas e privadas do município.

“Gustavo tem sempre falado da importância do desenvolvimento tecnológico em nossa cidade e o incentivo é fundamental. Nossos alunos precisam saber que nosso município apoia e patrocina o trabalho de todos. Para mim é uma honra representá-lo em um evento tão importante. A todos participantes boa sorte em suas apresentações”, discursou o vice-prefeito de secretário Veter Martins, que no ato estava representando o prefeito, ao lado se secretários e vereadores.

A feira que será realizada hoje e amanhã, 31, é consonante a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que este ano abordará o tema: A Matemática está em Tudo. O evento, que já faz parte do calendário institucional do município, visa estimular a cultura investigativa de criatividade, inovação e empreendedorismo nos estudantes, por meio da indução ao desenvolvimento de projetos científico nas escolas.

“Nas primeiras edições, o evento era direcionado apenas ao ensino fundamental, médio e técnico. Para aumentar a abrangência do programa e sensibilizar um maior número de estudantes, a 5ª FECITEC está abrangendo também o Ensino Superior. Uma forma de estimular a criatividade e competência de nossos alunos”, salientou o secretario de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha.

Os participantes que fizeram a inscrição e enviaram seus o trabalhos, conforme regulamento disponível na página do evento e foram selecionados, apresentarão seu trabalho na feira e foram divididos em dois níveis. Para os alunos do 6º e 7º ano será realizado um Concurso de Desenhos com a temática desta edição e para os estudantes 8º, 9º ano, ensino médio/técnico e superior, uma Mostra Científica de Projetos na área de Ciência e Tecnologia.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados em dinheiro, sendo de R$ 500 (1º lugar), R$ 300 (2º lugar), e R$ 200 (3º lugar), incluindo os orientadores do trabalho premiado. Além disso, os alunos e orientadores que apresentarem projetos ganharão medalhas de participação. As escolas dos alunos premiados receberão um troféu e as demais escolas, um certificado de participação. “A premiação é um incentivo para esses alunos, que mesmo em séries diferentes, estão mostrando seu empenho. Estamos com 12 Escolas Municipais participando e o ano que vem queremos ampliar ainda mais”, salientou Rodrigo Caldas, secretário de Educação.

A Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia (FECITEC) é um movimento municipal de estímulo ao jovem cientista, realizada desde 2011 que visa estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo nos estudantes, por meio da indução à realização de projetos científicos nas escolas.” A feira desempenha um importante papel social, incentivando a criatividade e a reflexão nos estudantes, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas da ciência”, finalizou Cleomar.