Vacinação contra a gripe tem início na próxima quarta-feira (10)


5 de abril de 2019
Foto: Arquivo

A Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida está mobilizada para a Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1. A imunização terá início na próxima quarta-feira (10). A pasta divulgou com antecedência o cronograma para garantir maior conforto aos grupos prioritários, público-alvo da campanha. A vacinação é destinada às gestantes, mães que se encontram no período dos primeiros 45 dias após o parto (puérperas), crianças de 06 meses até 5 anos de idade, idosos, trabalhadores de saúde, professores, portadores de doenças crônicas, indígenas e população carcerária. Todos serão vacinados de forma escalonada até o dia 31 de maio.

A expectativa da SMS é vacinar pelo menos 90% do público prioritário, composto por cerca de 115 mil pessoas do município. O secretário da Saúde, Alessandro Magalhães, explica que o foco nesse público é uma estratégia do Ministério da Saúde para evitar complicações da doença. “O vírus Influenza causa uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e que possui elevado potencial de transmissão. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização, situação denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e inclusive levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco”.

Dia D

A data de 04 de maio foi escolhida para ser o “Dia D” da campanha, quando todas as atenções da administração estarão concentradas para vacinar o maior número de pessoas dos grupos de risco. Neste dia, além dos 27 postos de vacinação regulares espalhados pela cidade, outros 21 estarão em funcionamento.

Cronograma de Vacinação

Para garantir a vacinação, as puérperas devem apresentar documento que comprove gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital que comprove o parto). Profissionais da saúde devem apresentar  carteira profissional ou outro documento(contra-cheque, crachá) que comprove sua função e vínculo na saúde. Estagiários da área de saúde atuando em unidades de saúde no período da campanha terão direito à imunização mediante apresentação de declaração nominal e individual liberada pela instituição educacional constando local de atuação (nome da unidade de saúde) e período de estágio. Portadores de doenças crônicas devem apresentar laudo médico. A vacinação dos professores ocorrerá mediante apresentação da carteira profissional ou outro documento (contra-cheque, crachá) que comprove sua atuação em sala de aula.

Postos de vacinação

A Vacinação contra a Influenza estará disponível durante todo o período da Campanha nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elíseos; Jardim Florença; Jardim Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda e Retiro do Bosque. Nos Cais Nova Era e Colina Azul a vacinação será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No Centro de Saúde Papillon Park, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18 horas.  No Centro de Atendimento Ambulatorial, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Fonte: Frederico Noleto

Mais Notícias