Viaduto da Avenida São Paulo terá trânsito liberado nesta sexta-feira, 26

Por Josiane Coutinho

25 de julho de 2019

Foto: Claudivino Antunes

As obras do viaduto no cruzamento das Avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós, vereador João Antônio Borges, serão entregues nesta sexta-feira, 26, às 9h. A construção consiste no rebaixamento da Avenida São Paulo eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial, por onde transitam mais de 50 mil veículos diariamente. A obra beneficia diretamente mais de 100 mil pessoas, incluindo motoristas, pedestres e passageiros do transporte coletivo.

A liberação do trânsito será realizada após coletiva com a imprensa que contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha; do secretário de Infraestrutura Mário Vilela; do secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, vereadores e secretários municipais. A entrevista será na entrada do viaduto, na Avenida São Paulo, no sentido Aparecida/Goiânia. “O viaduto dará maior fluidez ao tráfego no local, que é hoje um dos maiores gargalos do trânsito de nossa cidade. E irá beneficiar milhares de pessoas”,  comentou Gustavo Mendanha.

Orçada em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional, o viaduto Vereador João Antônio Borges, nome em homenagem ao parlamentar aparecidense que faleceu em 2017, teve parte das obras da parte superior, no cruzamento das Avenidas Rudá, Tapajós e Bandeiras, entregues em dezembro de 2018. “Por conta das chuvas que vieram antes do esperado, tivemos que parar as obras, que foram retomadas em maio deste ano e agora estamos entregando-a em sua totalidade, melhorando o trânsito em toda a região”, sublinhou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela que ressaltou que as ruas do entorno do viaduto recebem obras de recapeamento.

“Após o recapeamento das vias, entramos com a sinalização de trânsito das ruas que dão acesso ao viaduto como as Avenidas Rudá, Bandeiras, Colonizadores e Tapajós. As obras de mobilidade auxiliam na melhoria da segurança dos condutores e pedestres que transitam pelas vias”, explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho. Além disso, o município, em parceria com Goiânia, realiza a abertura da rotatória da São Paulo, 4ª Radial, Transbrasiliana e Rio Verde. No local foi implantado um cruzamento semaforizado com objetivo de dar mais agilidade e organização ao tráfego.

Iluminação – De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, a iluminação da parte superior e inferior do viaduto será toda em Led. “A novidade não fica por conta somente da via pública que será totalmente iluminada com o que há de mais moderno no mundo, gerando economia para a gestão, mas   elas também estarão preparadas para receber os sistemas de gestão que estão em fase de contratação pela Parceria Público Privada de iluminação pública”, explica.

As luminárias irão proporcionar melhor visibilidade noturna para os veículos que passam  pela via durante a noite e também darão vida aos painéis pintados no paredão da Avenida São Paulo. Os novos canteiros de acesso receberam também gramas e toda a extensão da avenida passa por embelezamento, onde serão plantadas mais de 30 mil flores, caminhos com pedriscos e estruturas ornamentais. O trecho recebeu ainda um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais.

Arte nas ruas –  O viaduto Vereador João Antônio Borges é o primeiro ponto a receber o projeto Galeria Cidade que tem por objetivo incentivar a arte urbana e valorizar o patrimônio público do município, dando maior visibilidade aos espaços públicos. O eixo recebe intervenções do artista plástico Marcelo Costa, com poética visual que retrata a cultura de Aparecida como os violeiros, catireiros, movimento afrodescendente, folia de reis e outras tradições. O projeto desenvolvido pela Secretaria Executiva de Cultura e Turismo de Aparecida contempla inicialmente 20 pontos que receberão as intervenções artísticas em diferentes regiões da cidade.