Vila Maria e região recebem pouco mais de R$ 73 milhões em obras

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 5 de setembro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela, vistoriaram nesta quinta-feira (05), as obras de asfalto, esgoto e galerias pluviais dos setores Vila Maria, Cândido de Queiroz, Jardim Bonança, Parque Santa Cecília e Parque Primavera. As obras de infraestrutura, orçadas em R$ 49 milhões, foram financiadas com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal, e Município.

Além das obras de infraestrutura, os bairros recebem ainda novas unidades de sáude, educação, obras de urbanismo e desenvolvimento urbano, que juntas elevam para pouco mais de R$ 73 milhões – sendo R$ 8 milhões em contrapartida do município – o valor total de investimentos na região. Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, estão sendo ealizados 330 mil m² de pavimentação, 20 mil m² de galerias pluviais e 140 mil m² de rede de esgoto na região. As obras, incluindo o trecho que passa pelo córrego Santo Antônio, serão concluídas nos próximos 60 dias. “Nosso objetivo é entregar tudo antes do período chuvoso”, ressalta o prefeito Maguito.

Parte da pavimentação que interliga os bairros faz parte dos Eixos Estruturantes. O eixo Norte-Sul 03 (NS3), localizado à margem esquerda da BR-153, interligará o centro de Aparecida de Goiânia à Avenida São Paulo, na Vila Brasília, passando pela Vila Maria. Consequentemente ligará o município à capital, tornando-se a primeira ligação entre as duas cidades, de forma rápida e direta, sem precisar transitar pela rodovia federal.

O primeiro trecho que se inicia na Avenida Xavier de Almeida, já está concluído e foi inaugurado na última semana de agosto de 2013. Os eixos estruturantes compõem o projeto de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio de Aparecida de Goiânia. “O objetivo principal é diminuir o tráfego intenso de veículos pela BR-153, reduzindo os riscos de acidentes”, reitera Maguito.

A inovação dessas obras de pavimentação é o sistema de drenagem denominado macadame, que consiste em assentar três camadas de pedras postas numa fundação com valas laterais para escoamento das águas pluviais. “Embora este método requeira intensa mão-de-obra e demore um pouco mais para ser implantado, o resultado é um pavimento resistente, capaz de suportar grandes volumes de água”, contou Mário Vilela.

A medida se faz extremamente necessária para tornar a manutenção das obras mais barata. Quando o prefeito Maguito Vilela assumiu a gestão do município, em 2009, a Prefeitura teve que investir mais de R$ 5 milhões na recuperação de pontes e bueiros que não suportaram a água das chuvas. “Esta é uma região cheia de nascentes, além do córrego Santo Antônio, por isso é necessário fazer uma base sólida, para que as obras tenham resistência e durabilidade”, acrescentou o engenheiro de operações da Seinfra, Odon Cleber Martins.

Também acompanharam o prefeito Maguito durante a maratona de vistoria, os secretários municipais Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Afonso Boaventura (Planejamento) e Ozéias Laurentino Junior (Comunicação); o engenheiro superintendente da empreiteira, Luiz Pereira, e o engenheiro de campo da Seinfra, Rafael Marques Braga, ambos responsáveis pelas obras da região. Cerca de 50 alunos do curso de engenharia civil do Universidade Federal de Goiás (UFG), liderados pelo presidente do CREA, José Luiz Prudente, também participaram da vistoria.

Região será contemplada com Cmei e unidade de saúde

Além das obras de Infraestrutura, o prefeito vistoriou também as obras do Centro de Educação Infantil que está em construção no setor Cândido de Queiroz. A nova unidade está orçada em mais de R$ 1,5 milhões, provenientes do programa Pró-infância do governo federal. Outros três Cmeis estão em construção na região e vão contemplar as comunidades dos setores Vila Maria, Parque Primavera e Jardim Bonança.

O prefeito também passou pelas obras do Cmei do setor Serra Dourada que será entregue no dia 12 de outubro deste ano, em comemoração ao dia da criança. Os Cmeis do Pró-infância terão capacidade para atender cerca de 120 crianças cada um. No total 36 unidades estão sendo edificadas em todo município.

Maguito também visitou outra obra importante da região da Vila Maria, que é a Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Cândido de Queiroz, que está orçada em pouco mais de R$ 1 milhão, sendo recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura. A UBS é uma das 15 que estão sendo construídas em toda a cidade. No ano passado, a atual gestão entregou cinco unidades padronizadas, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h), além de reformas de várias unidades existentes.

“Esperamos até o final da gestão entregar além dessas unidades, mais duas UPAs, o Hospital Municipal e a Maternidade Boa Esperança. Tudo isso para humanizar a saúde pública da nossa cidade”, enumerou o prefeito Maguito Vilela