Visita de representantes da OPAS dará início a processo de criação de cursos de pós-graduação da Escola Municipal de Saúde Pública

Por Frederico Noleto

7 de fevereiro de 2020

Por Frederico Noleto

7 de fevereiro de 2020


Foto: Arquivo

Como parte do processo de criação dos cursos lato sensu que serão ministrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Escola Municipal de Saúde Pública (ESMP) de Aparecida recebe na manhã desta segunda-feira (10) representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo internacional de saúde pública que faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e também da Organização das Nações Unidas (ONU). A visita é um desdobramento de um projeto realizado em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC) do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), que iniciou-se através do Ciclo de Encontros de Apoio Institucional  às Escolas de Saúde Pública, realizado em novembro de 2019.

A coordenadora da Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia, Ana Valéria dos Santos Barroso, explica que um conjunto de fatores permitiu que a Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) de Aparecida fosse selecionada, juntamente com um grupo de 18 outras do país, a oferecer cursos de especialização. “No primeiro momento, foi realizado um diagnóstico dos sites das secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo o país para identificar características organizacionais, gerenciais e pedagógicas, com ênfase para as Escolas de Saúde. A visita marca a segunda etapa do projeto, que tem a finalidade de fortalecer a atuação das Escolas de Saúde Pública do País” – pontua. Ela conta que farão parte da comitiva membros do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, que na ocasião estarão representando a OPAS.

Na programação estão previstas uma apresentação a respeito da organização da Escola e das atividades que desenvolve, uma visita às instalações e uma Roda de Conversa com os participantes sobre as perspectivas do apoio institucional; além de uma avaliação da visita. Ana Valéria explica que durante a visita serão avaliados, além dos instrumentos legais e normativos; como regimento, organograma e o Plano de Desenvolvimento Institucional; a própria estrutura física da escola, como sede, Secretaria Acadêmica, biblioteca, salas de aula e de professores, auditório, conectividade, acessibilidade e infraestrutura informática; sem contar a parte de Recursos Humanos, como Núcleo Docente Estruturante, Coordenação Pedagógica e quadro de profissionais incorporados à instituição. “Seguramente um grande orgulho que cursos de pós-graduação lato sensu sejam ministrados em nossa Escola Municipal de Saúde Pública sob os olhares de instâncias internacionalmente reconhecidas, como a OPAS” – enfatiza.

A criação das Escolas de Saúde Pública é um resultado da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), implantada a partir de 2004, que tem como objetivo a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNEPS foi criada baseando-se nos preceitos da Constituição Federal de 1988, que atribui ao SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde, fazendo com que questões da educação da saúde passassem a integrar o rol de responsabilidades do sistema. De lá para cá, assistiu-se a uma considerável ampliação do número de instituições formadoras de profissionais para o SUS, entre elas as Escolas e Saúde Pública. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o primeiro curso de especialização que deverá ser desenvolvido e ministrado pela Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) é o de Avaliação em Saúde.

Serviço:
Assunto: Visita de comitiva OPAS dá início à criação de cursos lato sensu
Data: segunda-feira (10/02);
Horário: 13h30;
Local: Escola Municipal de Saúde Pública (Avenida Vicente de Paula Souza, 251, Centro)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)