1 em cada 2 idosos vacinados em Aparecida já recebeu a 2ª dose contra Covid

Por Polliana Martins e Allan David

1 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

Com mais de 83 mil doses de vacinas aplicadas, o município já imunizou todos os idosos acima de 80 anos. Campanha segue imunizando idosos acima de 60 anos

Metade dos idosos vacinados em Aparecida já recebeu a 2ª dose do imunizante contra a Covid-19. É o que aponta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relatório das vacinas aplicadas até o último dia 27 de abril. Dos 41.937 moradores de 60 anos ou mais imunizados com a 1ª dose, 21.355 deles (50,9%) receberam a dose de reforço.

De janeiro deste ano, quando começou a vacinação em Aparecida, até o dia 27 de abril, o município aplicou mais de 83 mil doses em idosos e profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento do município. Entram nessa conta a 1ª e a 2ª dose dos imunizantes tanto da Coronavac/Butantan quanto da AstraZeneca/Fiocruz.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que 98% desse montante aplicado já foi registrado no sistema da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com as mais de 83 mil doses aplicadas, Aparecida já tem 14% da população vacinada com ao menos uma dose.

Nesta sexta-feira, 30, a vacinação para idosos acima de 60 anos foi retomada nos drives da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades. A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro fala da importância de atingir toda a população e chama a todos, idosos e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram, para receber o imunizante contra a Covid. A imunização segue neste sábado, 1º, das 8h às 17h nos três drives e durante a próxima semana.

“É muito importante que as pessoas desses grupos compareçam para vacinar, pois para podermos voltar à normalidade precisamos que a população esteja imunizada. A vacina é hoje a principal forma de conter a Covid-19. Estamos com oito postos de vacinação, sendo três drives e cinco Unidades Básicas de Saúde para atender ao público alvo do Plano Nacional de Imunização”, esclarece Renata Cordeiro.

De 83.032 doses aplicadas pela Secretaria de Saúde de Aparecida, 54.297 foram como 1ª dose (35.632 Coronavac/Butantan e 17.510 AstraZeneca/Fiocruz) e 28.735, como 2ª dose (28.447 Coronavac/Butantan e 288 AstraZeneca/Fiocruz).

De acordo com o gênero, em Aparecida já foram aplicadas 48.132 doses em indivíduos do sexo feminino e 33.537 no sexo masculino.

No grupo prioritário dos idosos, foram imunizados na cidade, entre 1ª e 2ª dose: 13.527 pessoas de 60 a 64 anos; 15.741 idosos de 65 a 69 anos; 15.317 indivíduos de 70 a 74 anos; 8.277 moradores de 75 a 79 anos; e uma população (totalmente coberta) de 9.205 pessoas de 80 anos ou mais. Foram imunizados ainda 1.225 idosos institucionalizados (esse grupo também foi totalmente vacinado).

A Secretaria de Saúde de Aparecida vacinou também 18.407 profissionais da saúde, 994 profissionais de salvamento e segurança e 339 trabalhadores do Sistema Prisional.

Doses recebidas

Renata Cordeiro informa que desde o início da campanha Aparecida recebeu 109.300 doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas em 12 remessas do Ministério da Saúde. No entanto, a coordenadora esclarece: “Há um erro no site do Ministério apontando que Aparecida já recebeu 112.500 doses, mas na realidade recebemos 109.300, sendo 66.700 para 1ª dose e 42.600 para a 2ª”.

Na 13ª remessa enviada na quinta-feira, 29, para Aparecida, foram contabilizadas 12,5 mil doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz para primeira aplicação e 3,2 mil doses da vacina Coronavac/Butantan para segunda aplicação.

Perdas técnicas

Entre as 109.300 doses recebidas pela cidade até o último dia 27 de abril, os profissionais da SMS apontam que mais de 9 mil foram identificadas como perda técnica, ou seja, alguns frascos não continham a quantidade de doses descritas pelo laboratório. “Todas essas perdas foram documentadas e repassadas para o Estado, para que possamos solicitar a reposição delas para o município”, finaliza Renata Cordeiro.

Onde se vacinar

1ª DOSE

Sem agendamento:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e neste sábado, 1º de maio, das 8h às 17h).

– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e neste sábado, 1º de maio, das 8h às 17h).

Com agendamento:

– O agendamento é feito pelo aplicativo “Saúde Aparecida” ou acessando o link da ferramenta disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). Feito isso, no dia e horário marcado para a vacinação, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação.

– A vacinação ocorre nas UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

Profissionais de saúde

– É preciso agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, ser residente no município e comprovar a atuação na área, por documentação. No caso das forças de segurança, a aplicação ocorre in loco, nos locais de trabalho dos profissionais.

Idosos acamados

– A vacinação de idosos acamados acima de 60 anos ocorre por agendamento. É preciso marcar a data e o horário pelo telefone (62) 3545-5868.

2ª DOSE

Em todos os casos, não precisa de agendamento.

– Drive-thru do Aparecida Shopping (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).

– E nas UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação.