RMTC Aparecida é lançada e cria seis novas linhas interbairros

Por Daniela Ribeiro

15 de maio de 2018

Por Daniela Ribeiro

15 de maio de 2018


Foto: Rodrigo Estrela

Com uma viagem de ônibus percorrendo as ruas e bairros da linha 970, foi lançada nesta terça-feira, 15, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Aparecida de Goiânia – RMTC Aparecida.  O prefeito de Aparecida de Goiânia e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivo (CDTC), Gustavo Mendanha liderou a solenidade que foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag). Outras cinco linhas interbairros também foram anunciadas com o objetivo de atender todas as regiões do município, ligando os bairros com os polos industriais e à área central, proporcionando maior acessibilidade e mobilidade.

“Estamos aqui hoje comemorando mais uma conquista de todos os aparecidenses que dependem do transporte público para se locomover. Aparecida cresceu e se desenvolveu e somos a maior geradora de empregos em Goiás e uma das maiores no país. Por isso a melhoria na malha de transportes urbanos precisava ser revista. E agora, com essas seis novas linhas, o cidadão aparecidense não vai precisar ir a Goiânia para retornar à Aparecida, o que é um grande avanço”, disse o prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado da primeira-dama Mayara Mendanha e do vice-prefeito Veter Martins.

Atualmente Aparecida conta com 50 linhas locais e 22 linhas com destino à capital. De acordo com dados da RMTC, são atendidos diariamente mais de 100 mil usuários nas mais de 101 mil viagens realizadas no município, sendo que 40% dessas viagens são feitas dentro da cidade que percorrem 945 quilômetros de extensão de linhas que passam pelos seis terminais de integração existentes. Com a implantação dos seis novos itinerários, que começam a funcionar nos próximos meses (veja tabela abaixo), a cidade passa a totalizar 78 linhas, aumentando a extensão para 1.105 quilômetros.

 

 

“Lutei muito, como presidente da CDTC, para ampliar o atendimento do transporte coletivo em Aparecida e também da região metropolitana. E deixo a presidência em junho com o sentimento de dever cumprido. Com este novo progresso o nosso problema interno de deslocamento está sendo sanado e vai facilitar a vida do usuário, dando qualidade e também reduzindo o tempo de espera e dentro do ônibus. Por isso ressalto que este é um grande ganho para a cidade e eu confesso que é um legado que eu deixo como presidente da CDTC”, ressaltou Gustavo Mendanha.

Para atender as novas linhas serão utilizados em torno de 140 ônibus, conforme explica o diretor executivo da Rede Mób Consórcios, Leomar Avelino. “Imediatamente já entra em funcionamento a linha 970 que sai do Terminal Araguaia com destino ao Setor Santa Luzia. E outras cinco estão sendo implantadas. São ônibus a mais sendo colocados para rodar, em torno de 130 a 140. Mas logicamente que ao longo do tempo, devido a dinamicidade da rede de transporte coletivo, temos que analisar o comportamento da demanda, satisfação das pessoas e a partir daí tomar mais decisões necessárias para a melhoria do serviço”, comentou.

Sub rede – A RMTC Aparecida funcionará como um braço da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo e com isso o município permanece integrado na rede única e os cidadãos aparecidenses continuarão viajando de forma integrada pelos 18 municípios da Região Metropolitana. Dentre as principais características da rede municipal estão a amplitude que busca atender as principais regiões de Aparecida; a conexão que liga as regiões facilitando o acesso aos bairros; o traçado onde consta o desenho das linhas usando o sistema viário da cidade incluindo eixos de integração e zonas básicas especiais.

Há ainda a articulação com o Plano Diretor da cidade, atendendo áreas de desenvolvimento urbano previstas na revisão como os Eixos Norte Sul e mais adiante os Leste Oeste; e ainda a flexibilidade de reconfiguração que torna público que, por se tratar de um serviço novo, o possível ajuste das rotas caso não tenham a demanda esperada ou a população não esteja satisfeita com a linha implantada. Presente na solenidade o vereador Almeidinha agradeceu a implantação da linha 970, inaugurada hoje, que beneficiou a região leste.

“Nós, moradores do setor Santa Luzia, Jardim dos Buritis, Chácara São Pedro e demais bairros estamos contentes com essa conquista. Isso mostra o quanto Aparecida se desenvolveu e precisa agora de meios para que sua população tenha melhor qualidade de vida e isso inclui mobilidade e transporte público de qualidade passando próximo à sua casa”, pontuou o parlamentar que estava acompanhado do presidente da Câmara, Vilmar Mariano (MDB) e dos demais vereadores da cidade. O deputado federal, Daniel Vilela (MDB) também elogiou a conquista.

“Desde que era vereador o prefeito Gustavo Mendanha falava da necessidade de expandir as linhas de ônibus em Aparecida. Agora à frente da Prefeitura e da CDTC, mostrou aos empresários do setor a necessidade da população e a oportunidade de negócio para eles. O resultado são essas seis novas linhas interbairros, que trarão comodidade aos moradores da cidade. Por isso fiz questão de vir aqui hoje para participar deste grande momento, que ficará marcado na história”, comentou o parlamentar goiano.

Ponto de ônibus – O prefeito Gustavo Mendanha salientou, durante a solenidade de lançamento da RMTC Aparecida a realização da licitação para a construção de novos pontos de ônibus na cidade. “A responsabilidade da implantação dos pontos de embarque e desembarque foi repassada para as prefeituras, por isso, estamos um passo na frente já licitamos a construção dos equipamentos e aguardamos agora a CMTC nos repassar os locais adequados para iniciarmos as obras. E todos atenderão as necessidades dos usuários, protegendo da chuva e do sol”, sublinhou ele destacando que serão investidos cerca de R$ 500 mil.

Datas de funcionamento das seis novas linhas

970 – Terminal Araguaia/Santa Luzia (via Parque Industrial) – 14/05/18

972 – Terminal Maranata/Terminal Araguaia – 28/06/18

973 – Terminal Maranata/Jardim Tiradentes/Terminal Cruzeiro – 30/08/18

971 – Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/Terminal Araguaia (Via Polo Empresarial) – 27/09/18

974 – Terminal Cruzeiro/Santa Luzia (via Buriti Shopping) – 31/10/18

975 – Terminal Veiga Jardim/Centro/Parque Industrial – 20/11/18

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)