17ª geladeira literária é entregue para internos de clínica psiquiátrica

Por Rodrigo Augusto

11 de abril de 2018

Foto: Claudivino Oliveira

Aproximadamente 230 pacientes terão acesso ao projeto, podendo adotar, doar ou trocar livros

Na tarde desta quarta-feira,11, a secretaria de Educação e Cultura realizou a entrega de mais uma geladeira literária. O 17º exemplar do projeto, que completa um ano neste mês, foi entregue aos servidores e pacientes da Pax Instituto de Psiquiatria, localizado na BR-153. Abastecida com livros diversos a geladeira ficará disponível no salão de convivência da ala que atende internos com problemas mentais.

Durante a solenidade de entrega da geladeira, a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, destacou que os pacientes terão acesso a diversos títulos literários de todos os gêneros que irão oferecer conhecimento e também contribuir com o tratamento terapêutico que eles recebem no local. “Os internos terão a oportunidade de conhecer mundos mágicos através da leitura”, disse.

Aproximadamente 230 pacientes terão acesso a geladeira, podendo adotar, doar ou trocar livros a qualquer momento. “Devemos usar esse projeto para saciarmos nossa fome de conhecimento”, destacou o secretário executivo de Cultura, Avelino Marinho ao parabenizar a parceria entre a Prefeitura de Aparecida e a Pax Instituto de Psiquiatria.

“Será feito um rodízio para atendermos os pacientes do SUS e de instituições conveniadas que estão em locais diferentes. Acreditamos que toda forma de arte e conhecimento tem que ser livre ao cidadão, inclusive, para aqueles que estão realizando algum tratamento médico”, destacou o terapeuta ocupacional da clínica, Dr. Gustavo Nicolini.

O projeto

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, desenvolve o ‘Projeto Geladeira Literária’ com objetivo de promover o interesse pela leitura. A meta é customizar duzentas geladeiras em quatro anos e distribuí-las em todas as regiões da cidade, como escolas, associações, órgãos públicos e outros locais sugeridos pela comunidade.

A ‘Geladeira Literária’ oferece livros gratuitamente. O acesso é livre, sem controle de empréstimo ou devolução. O cidadão pode levar um livro, trocar ou fazer doação