1ª Semana Lixo Zero desperta conscientização ambiental e gera renda para famílias em Aparecida

Por Rackel Vieira

20 de outubro de 2021

Por Rackel Vieira

20 de outubro de 2021

Foto: Divulgação (Materiais recicláveis e produtos eletrônicos recolhidos pela campanha em parques)

Entre as ações previstas estão o recolhimento de lixos recicláveis em diversos pontos da cidade por meio de drive-thru, troca de lâmpada e feiras com comercialização dos trabalhos de artesãos aparecidenses

Aparecida de Goiânia terá uma semana marcada com diversas ações de conscientização em prol da sustentabilidade e do meio ambiente entre os dias 23 e 30 de outubro. A abertura da 1ª Semana Lixo Zero, será neste sábado, 23, às 17h, no Aparecida Shopping, situado na Avenida Independência, no setor Serra Dourada, terceira etapa.

A fim de promover educação ambiental em relação a coleta seletiva, pontos de drive-thru serão montados em diversas regiões da cidade para que a população leve seus lixos recicláveis e produtos eletrônicos descartados, sem precisar sair do carro. Os materiais recebidos serão encaminhados às cooperativas do município, gerando emprego e renda às famílias cooperadas.

Nos locais, haverá ainda a Feira Ecológica, que terá comercialização de artesanato com produtos recicláveis. A população vai contar também com distribuição de mudas do cerrado e frutíferas, além de troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas LED que são mais econômicas. O interessado terá que levar a conta de energia e um documento com foto para a troca.

Segundo o Coordenador da Semana Lixo Zero Goiás, Filemon Tiago, o tema da ação é “Dignidade” pois visa conscientizar a população a repensar o consumo, a fazer a destinação correta dos resíduos, a tratá-los com ‘dignidade’, fazendo a separação e limpeza adequada, dando ‘dignidade’ principalmente às pessoas que fazem sua renda a partir dos produtos descartados.

“Escolhemos esse tema para dar ênfase aos catadores, dar dignidade ao trabalho que fazem, pois, na maioria das vezes são esquecidos e ignorados. A maior parte da população não faz o descarte do seu lixo adequadamente, prejudicando o meio ambiente e dificultando a vida dos catadores. A nossa intenção é levar a mensagem de que, por mais que o lixo arremeta a coisas ruins, ele é importante para algumas famílias terem renda”, explicou.

A Semana Lixo Zero é um conjunto de ideias de pessoas da sociedade civil, governos, indústria, comércio e universidades que buscam soluções de um dos maiores problemas globais que é o lixo. A campanha é uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil, por meio do Coletivo Ideias Urbanas de Goiás, e contará com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Desenvolvimento Urbano (SDU).

Confira a programação das ações que ocorrerão simultaneamente em locais e dias alternados.

23/10 Aparecida Shopping das 17:00 às 21:00 (abertura)
27/10 Escola Municipal Telma Regina (aula de compostagem e reciclagem) das 9h às 11h
27/10 Portal Sul Shopping das 17:00 às 21:00
28/10 Condomínio Cidades (Cidade Empresarial) das 14:00 às 18:00