1ª Super Quarta tem 100% de adesão nos agendamentos da vacina contra Covid

Por Allan David

4 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

Secretaria Municipal de Saúde avalia como ampla a participação dos moradores; além da força-tarefa às quartas, vacinação segue durante a semana para o atual público 30+

Foi ampla a adesão da população de Aparecida à 1ª Super Quarta de Vacinação Contra a Covid-19, segundo análise preliminar feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A força-tarefa começou hoje (04) de manhã e segue até as 17h aplicando a dose 1 em mais de 2 mil pessoas que preencheram ontem todas as vagas ofertadas nessa 1ª rodada.

Aparecida de Goiânia vacina atualmente o público adulto com 30 anos ou mais.

Havendo disponibilidade de doses, nas Super Quartas a Prefeitura de Aparecida aumenta de 8 para 23 o número de postos de vacinação, buscando acelerar a imunização na cidade. É o que ocorreu hoje, por exemplo, no Centro de Saúde Papillon Park. Ele é uma das 21 unidades de saúde que passam a aplicar a vacina contra Covid às quartas-feiras por agendamento.

Morador do Papillon, o gesseiro Juliano Marques se adiantou para garantir a vacina no posto perto de casa. Ele agendou pelo aplicativo Saúde Aparecida. Mas o público pode marcar a data da aplicação do imunizante também pelo site www.aparecida.go.gov.br.

Aos 33 anos, Juliano disse que está aliviado por entrar no time dos vacinados. Ele tomou a vacina no Centro de Saúde Papillon Park. “Eu estava doido para vacinar logo porque tenho familiares mais velhos em casa, principalmente minha mãe”, resumiu o morador.

A costureira Deise Santos, 30, também aproveitou a Super Quarta para vacinar no posto mais próximo de casa. Ela agendou e foi uma das primeiras hoje na vacinação na Unidade Básica de Saúde do Madre Germana. É outra UBS que passa a vacinar nas Super Quartas.

“Eu agendei pelo aplicativo, e foi super rápido e simples. Agora, espero que tudo isso passe logo e que a gente volte à vida normal”, afirmou Deise.

Quem também esteve na UBS Madre Germana aproveitando a Super Quarta é a balconista Taliane Ferreira, moradora do bairro. Aos 23, ela recebeu a vacina na condição de puérpera. Taliane quis garantir logo a vacina para resguardar a si e aos filhos.

Taliane sintetizou: “A vacinação vai abrir portas para as pessoas terem mais liberdade”.

Descentralização nos postos de vacinação dá mais capilaridade à campanha de imunização – Foto: Enio Medeiros

Como funciona a Super Quarta

Superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro ressalta que as Super Quartas favorecem a vacinação dos que não têm meio próprio de locomoção. A ideia é que, com mais postos de imunização espalhados pela cidade, o morador possa agendar para tomar a vacina na UBS mais próxima de sua casa.

O atendimento será em 20 UBS’s e na Central de Imunização. Nesses dias, as salas de vacinação das UBS’s funcionarão exclusivamente para imunização contra Covid-19.

Até o momento, Aparecida tem aplicado a 1ª dose em cinco UBS’s e na Central de Imunização, via agendamento; e em dois drive-thrus por livre demanda, totalizando oito postos. Com a Super Quarta, a cidade terá 23 postos de vacinação da 1ª dose. Serão mais de 2 mil doses disponíveis em um único dia.

“Nosso objetivo nessa força-tarefa é facilitar o acesso ao serviço de imunização, descentralizando os postos e aproximando cada vez mais a vacina dos moradores. Assim, a cada sete dias, o município terá 21 postos em pleno funcionamento por agendamento e mais dois drives sem agendamento para aplicação da 1ª dose”, disse Daniela Ribeiro.

Os dois drive-thrus sem agendamento para 1ª dose são os da Cidade Administrativa, no Residencial Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança.

Campanha segue durante a semana

Além do esquema especial nas quartas-feiras, a campanha de vacinação segue durante a semana na modalidade sem agendamento, nos drives Cidade Administrativa e Centro de Especialidades, e com agendamento, nas UBS’s Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização.

Confira as 20 UBS´s da Super Quarta:

UBS Madre Germana

UBS Mansões Paraíso

UBS Pontal Sul II

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Hilda

UBS Colina Azul

UBS Bandeirantes

UBS Jardim Riviera

UBS Parque Trindade

UBS Retiro do Bosque

UBS Cândido de Queiroz

UBS Anhembi

UBS Boa Esperança

UBS Santo André

UBS Andrade Reis

UBS Bairro Cardoso

UBS Jardim Olímpico

UBS Jardim Florença

UBS Veiga Jardim

Centro de Saúde Papillon Park

Nesta quarta, funcionam ainda os seguintes postos:

Central Municipal de Imunização

Drive-Thru da Cidade Administrativa (exclusivamente 1ª dose)

Drive-Thru do Centro de Especialidades (exclusivamente 1ª dose)

Drive-Thru do Aparecida Shopping (exclusivamente 2ª dose)

Os postos drive-thru funcionam das 8 às 18h, sem agendamento. A Central Municipal de Imunização também funciona das 8h às 18h, mediante agendamento para dose 1. Já as UBS´s funcionam das 8h às 17h, também mediante marcação para dose 1.

Aplicação da 2ª dose

No caso da 2ª dose, tanto o drive do Aparecida Shopping quanto as UBS´s Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central não precisam de agendamento para aplicação do reforço.