1º Festival de Fantoches de Aparecida tem mais de 160 mil votos para escolha dos 3 primeiros lugares

Por Solange Araújo

20 de maio de 2021

Por Solange Araújo

20 de maio de 2021

Foto: Divulgação Secom

O festival é uma realização da secretaria de Cultura e teve a participação de alunos dos Cmeis da cidade

A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, promoveu o 1º Festival de Fantoches realizado com crianças de Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIs) do município. A ação teve como principal objetivo estimular o trabalho artístico realizado com os alunos e com professores de Artes Cênicas. Foram quase 162 mil votos virtuais, na categoria júri popular que definiram os três primeiros colocados no festival. Os primeiros colocados foram escolhidos entre os 21 alunos de teatro dos EMEI’s Profª Wilsonina de Fátima Silva Batista, Profª Vinovita Guimarães da Silva e Retiro do Bosque, participaram do evento.

A primeira edição do festival foi realizada de maneira remota com o auxílio dos professores e seguindo as orientações de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. “A intenção é dar continuidade ao projeto devido a adesão positiva de alunos e escolas que participaram direta e indiretamente do festival. Queremos chegar a um número ainda maior de crianças nas próximas edições. A cultura estimula a criatividade e contribui no processo educacional de formar pessoas, formar consciência”, ressalta o secretário da pasta, Avelino Marinho.

A primeira colocada, Taila Cristina, aluna do EMEI Wilsonina, recebeu mais de 31 mil votos, com seu espetáculo “O Pesadelo com o Coronavírus” e ganhou uma bicicleta. O espetáculo “Criando Asas” da Cecília Duarte, aluna do EMEI Vinovita, recebeu 26.458 votos e garantiu o segundo lugar. Com o espetáculo “Um Dia na Fazenda”, Vitor Hugo, que é aluno do EMEI do Retiro do Bosque, recebeu 24.897 votos ficou em terceiro lugar. Todas as apresentações foram reunidas em um vídeo disponível no canal da Secretaria de Cultura no YouTube. Foi por meio da plataforma que o público pôde votar várias vezes e escolher os espetáculos finalistas.

Nesta semana, dentro da categoria de júri técnico todas as 21 produções serão avaliadas seguindo critérios técnicos como: enredo, produção de cenário, produção de fantoches, manipulação de voz e sonoplastia”, explica o superintendente de Cultura, Weyder Moreira que também é jurado técnico como diretor teatral. O júri técnico é composto pela atriz, professora e contadora de histórias, Ludymila Marques; Aline Caixeta, coordenadora do Ensino e Aprendizagem.

O resultado final será divulgado na próxima segunda-feira, 24, pelas redes sociais da secretaria. Os campeões vão ser premiados com uma bicicleta para as primeiras colocações no voto do júri técnico, e um tablet para o segundo e terceiro lugar. Além disso, todos os alunos irão receber um certificado e uma medalha por participação no projeto.