2° Edição Juntos Pela Vida AparecidaPrev e HEMOGO mobiliza aparecidenses em ação solidária para doação de sangue

Por Lígia Mariani

7 de março de 2024

Por Lígia Mariani

7 de março de 2024

Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio do Instituto de Previdência em parceria com o Hemocentro, realizou nesta quinta-feira, 07, no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela a 2ª Edição Juntos Pela Vida AparecidaPrev HEMOGO, ação solidária de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Esse evento visa receber doação de sangue qualquer tipo, com objetivo de reforçar os estoques de bolsas de sangue das unidades da Rede Hemo e ampliar o cadastro de doadores de medula óssea.

“Estamos na nossa segunda edição de doação de sangue com uma parceria com o Hemocentro de Goiás. A importância de doar sangue é porque quando você doa sangue, você salva vidas. E nós sabemos que no Brasil só 2% da população fazem doação frequentemente, por isso a ação é uma excelente oportunidade para trazer consciência social, além de estar mais próximo da população com uma estrutura de ponta de Banco de Sangue”, salientou o presidente do AparecidaPrev, Robes Venâncio.

A Guarda Municipal, Elen Kaliane, aproveitou o dia de escala e fez sua doação. “Achei de fundamental importância essa ação perto da população. Geralmente eu vejo nas reportagens que está faltando muito sangue nos bancos e saber que posso salvar uma vida com o meu ato de hoje, me deixa extremamente feliz. Não custa para a gente poder ajudar as pessoas. Se todo mundo ajudar, quando eu precisar também vai ter”, pontuou.

John Denver, que é servidor público, também atendeu ao chamado para doação. “Hoje é minha primeira vez doando sangue. Muitas vezes a gente precisa se deslocar até Goiânia para conseguir doar, mas a Prefeitura conseguiu trazer aqui para o Centro administrativo, dessa forma não tive dúvida e vim fazer a minha parte”.

Quem pode doar:

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto, e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis, e para quem tem acima de 60 é necessário já ter realizado uma doação anteriormente.

Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas, enquanto para a imunização contra covid-19, é preciso aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Em relação ao cadastro para possível doação de medula óssea, poderá ser realizado ao mesmo tempo, bastando o doador informar o interesse durante a triagem.