2 mil atletas participam da tradicional corrida de rua de Aparecida

Por Daniela Ribeiro

10 de julho de 2022

Por Daniela Ribeiro

10 de julho de 2022


Foto: Enio Medeiros

A corrida, que integra o cronograma do Centenário de Aparecida, teve percurso de 5 e 10 quilômetros, além de maratoninha infantil. Todos os competidores receberam medalha

Foi realizada neste domingo, 10 de julho, a tradicional corrida de rua de Aparecida, o Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas. A corrida teve dois mil atletas inscritos, entre amadores e profissionais, que percorreram trechos de 5 e 10 quilômetros pelas ruas da cidade. Tanto a largada quanto a chegada do circuito de provas foi a Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela, que ficou lotada de apoiadores, atletas e crianças desde cedinho.

A corrida é promovida há 10 anos, pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Ação Integrada e da secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, em parceria com a Associação Goiana Carmelo, e apoio da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG), Sesi/Senai, Instituto Federal de Goiás (IFG), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Totalmente sem fins lucrativos, a ação tem como objetivo incentivar o esporte e conscientizar a população sobre os riscos das drogas.

Antes da buzina da largada das provas, o aposentado Vilmar Aris estava com boas expectativas para correr os 10 quilômetros. “Eu corri nas outras nove edições e estou aqui concentrado para dar o meu melhor”, disse ele que é atleta amador e corre apenas para manter a saúde.

A corrida é dividida nas categorias de 10km e 5km, masculino e feminino. Há ainda a categoria para pessoas portadoras de deficiência que tem três subcategorias: deficiente visual, cadeirante, amputados e atletas com outras deficiências. Os adolescentes e as crianças também têm espaço na corrida de rua, com circuito especial para prova infanto-juvenil e a maratoninha infantil. Neste ano teve ainda a categoria caminhada, com percursos de 5 km ou 10 km.

Foto: Claudivino Antunes

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, apertou a buzina que anunciava a largada dos 5 e 10 quilômetros geral e também da categoria amputados e da maratoninha. “A corrida foi idealizada pelo nosso saudoso Maguito Vilela e está em sua 10ª edição, tendo ficado suspensa por dois anos devido a pandemia. E o objetivo é esclarecer para o risco das drogas na vida das pessoas e também fomentar o esporte e a atividade física”, destacou o gestor municipal.

Organizador do evento, o secretário interino de Ação Integrada, Júlio Lemos, sublinha o quão especial é retomar a tradicional corrida de rua de Aparecida. “Criamos esta ação para justamente fazer com que as pessoas deixem e saibam dos riscos das drogas em suas vidas e na vida das famílias e que o esporte é um meio para sair desse mundo. E agora, retomando, pós pandemia, estamos todos muito contentes com o sucesso que foi de inscrições e também de público. Tivemos duas mil pessoas inscritas e ano que vem serão cinco mil”, salientou Júlio ao lado do secretário de Esportes, Geferson Aragão.

Parceiro da ação, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Leopoldo Moreira frisou a importância da corrida. “Essa é mais uma parceria de resultado entre a Aciag e a Prefeitura de Aparecida. A corrida é uma forma de alertar as famílias sobre os riscos das drogas e os problemas que elas causam”.

Podio categoria 5 quilômetros geral feminino. Foto: Wigor Vieira

Treino e dedicação

Rosilene Alves de Oliveira foi a primeira mulher a completar o percurso de 5 quilômetros. Ao receber o trofeu, ela contou que estava feliz com o resultado, pois lutou muito. “Para estarmos aqui correndo é uma luta, aliada com esforço e dedicação. Estou contente com meu resultado que é o primeiro de muitos”, pontuou a vencedora ao lado das colegas Maria Joseane da Silva e Rosângela Gomes de Moraes, 3º e 2º lugar.

Na categoria 5 quilômetros masculino para moradores de Aparecida, os vencedores foram Júlio César Gomes Ribeiro, Cleidimar Cardoso dos Santos e Davi Andrade, que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar respectivamente. “Estou bem contente com meu resultado neste ano. Estava bem preparado e o percurso todo foi bem tranquilo”, comentou Júlio César, que é servidor da Secretaria de Infraestrutura do município.

Pódio categoria masculino geral 10 km – Foto: Wigor Vieira

Nos 10 quilômetros masculino geral, sagraram-se campeões Ronan Moraes da Silva (3º lugar), Gustavo Barros de Souza (2º lugar) e Pablo Fagundes da Costa, que ficou em 1º lugar. Todos eles contaram que treinaram firme para fazer uma boa prova e ter um bom tempo. “Agradeço a Deus primeiramente essa minha vitória, a segunda aqui em Aparecida e agora vou me preparar para outras competições”, pontuou Pablo que é morador de Anápolis.

Jairo Alves de Santana formava o trio do time da Aparecidense de futebol de amputados que venceu a corrida na categoria PNE. Ele comentou, após receber seu trofeu de primeiro lugar, que a corrida é também uma forma de treino para os jogos futuros. “A gente aproveitou a oportunidade da corrida de rua para treinar para os jogos em campo, pois é uma forma de movimentar e também de criar resistência para percorrer os campos de um lado a outro”, disse ele ao lado dos colegas de time Sergio Antônio Garcia (3º lugar) e Rogério de Assis Vidal (2º lugar).

Chegada de um dos vencedores da categria PNE – Foto: Enio Medeiros

Percurso

Os competidores largaram da Praça da Cidade Administrativa e seguiram em direção ao Parque da Família pela Avenida Independência, passando em frente ao Aparecida Shopping. Depois seguiram pela avenida passando então pelo Centro, na Praça da Igreja Matriz. A partir deste ponto, os atletas entraram na Avenida Batista de Toledo e desceram para a Avenida de Furnas, passando em frente a sede da OAB subseção Aparecida e seguindo até o Parque Lafaiete. O restante do percurso foi feito pela Avenida Gervásio Pinheiro, onde farão o retorno pela Aciag (Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia) até o ponto de chegada, que é a Cidade Administrativa.

Percurso passou por vias principais da região central de Aparecida – Foto: Enio Medeiros

O percurso dos 10 quilômetros contou com os mesmos pontos, mas os atletas seguiram seguir pela pista dupla até o Polo Empresarial Goiás, retornando então para a Cidade Administrativa. Daiane Barros é moradora de Goiânia e completou o pódio da categoria 10 quilômetros feminino. “Sou atleta há 22 anos, participei de todas as outras nove edições e se não me engano, subi ao pódio em todas elas. E isso me deixa muito contente.

Daiana explica que a corrida com foco contra as drogas é fundamental para que os jovens não entrem nesse mundo sombrio e sem volta e possam estar nas pistas, correndo e se exercitando. “Eu perdi um irmão para as drogas. Ele começou a usar muito novo, com 9 anos e isso acabou com ele, que faleceu em 2020 aos 44 anos. Então ações como esta da prefeitura é importante e essencial para que os jovens não entrem neste caminho sem volta”, disse ela emocionada.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)