20% do eleitorado de Aparecida fez o recadastramento biométrico

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 10 de outubro de 2013 –  Segundo maior município do Estado de Goiás, Aparecida de Goiânia tem uma grande meta a cumprir. A cidade conta com 251.290 eleitores que precisam passar pelo recadastramento biométrico. Mas, desde o início do processo, no dia 1º de Abril, apenas 20% deles procuraram atendimento. Para evitar tumultos de última hora, a exemplo do que ocorreu nas primeiras cidades submetidas ao novo sistema, o Tribunal Regional Eleitoral do município e a Prefeitura estão convocando todos os eleitores para fazer o seu recadastramento com antecedência. “O título é instrumento de cidadania e um documento que nos identifica e evita fraudes na hora da votação. Portanto, estamos nos esforçando para garantir que todos os eleitores de Aparecida sejam atendidos”, ressalta o prefeito Maguito Vilela.

O procedimento em Aparecida é idêntico ao adotado nas capitais e o tempo máximo estipulado para sua finalização é de 15 minutos. Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem se dirigir a um dos cinco postos de atendimento disponíveis levando o título de eleitor original, um comprovante de endereço original e atualizado e documento de identidade com foto.

Onde fazer?

Com o apoio do município, além da Central de Cartórios Eleitorais do município, localizada no setor Araguaia, ao lado do Terminal Araguaia e Cel da OAB; o TRE também montou uma central operacional na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Garavelo; no Sine do setor Santa Luzia e no Buriti Shopping. Na Central de cartórios o atendimento é das 08 às 18h, de segunda a sexta, com agendamento online. No SAC Garavelo, que fica na Praça da Igualdade, o atendimento é feito das 08h às 17:30h. Mais informações também podem ser obtidas pelo site do TRE: www.tre-go.jus.br.

RECADASTRAMENTO – O Recadastramento Biométrico em Goiás começou em 2009 no município de Hidrolândia. Foi realizado em Goiânia de 11 de abril de 2011 a 23 de março de 2012, e em Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, de 11 de novembro de 2011 até 1º de abril de 2012. Em 2013, 22 municípios passarão pelo mesmo procedimento, sendo que 10 são sedes de zonas eleitorais. Considerando o eleitorado de 2012, 828.684 eleitores terão que se recadastrar em todo o Estado. A expectativa do TRE é que em 10 anos todo o País possa utilizar as Urnas Biométricas.