20 mil pneus são recolhidos em apenas um dia de ação integrada

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de janeiro de 2015 – A ação integrada para recolhimento de pneus das ruas, lotes baldios e ilhas de Aparecida de Goiânia se estende até esta quinta-feira, 07. A força-tarefa que é feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias do município e do Corpo de Bombeiros já recolheu, em apenas um dia, cerca de 20 mil pneus sem vida útil que foram descartados de forma irregular.

A ação integrada tem como objetivo eliminar os locais que se tornam criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite Dengue, Chikungnya e Zika vírus. Os pneus são o 3º local onde mais são encontradas larvas do vetor. O primeiro local é o lixo doméstico. Em segundo vem os depósitos de lixo à ceu aberto, como entulhos jogados nos lotes baldios.

Oito caminhões estão sendo usados para a coleta dos pneus pela cidade. Os objetos são agrupados no Centro de Cultura José Barroso e de lá são levados para uma empresa de reciclagem para serem transformados em massa asfáltica. 120 servidores municipais trabalham na ação. “Além deste trabalho do poder público, a população precisa fazer sua parte”, pontuou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.

Também são parceiras as secretarias de Desenvolvimento Urbano; Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Obras; Superintendência de Proteção e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Cultura 7° Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar – GO.  “Se cada um tirar 10 minutos do seu dia e limpar os quintais de suas casas, não deixando objetos que possam acumular água sem proteção”, destacou a secretária de Saúde, Vânia Cristina.