2ª edição do Prefeitura em Ação atende cerca de 10 mil pessoas

Por Daniela Ribeiro

5 de agosto de 2017

Por Daniela Ribeiro

5 de agosto de 2017


Foto: Enio Medeiros

100 mil moradores da região do setor Cidade Satélite São Luiz foram beneficiados diretamente e indiretamente com as ações do mutirão realizado durante toda esta semana

Aparecida de Goiânia, 05 de agosto de 2017 – Foi encerrada neste sábado, 05, com a realização de diversos serviços públicos na Praça Castro Alves no Setor Cidade Satélite São Luiz, a 2ª edição do “Prefeitura em Ação”. Durante toda a semana os sete bairros da região como Jardim Nova Era, Cruzeiro do Sul, Bela Morada, Jardim Luz, Jardim Mont Serrat, Jardim Maria Inês receberam ações de limpeza, urbanização, infraestrutura e trânsito. “Foram mais de 600 homens trabalhando incansavelmente com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida para a população desta região, com ruas mais limpas, iluminadas, lotes roçados, vias recapeadas e praças revitalizadas. E hoje, sábado, estamos aqui encerrando essa segunda edição do mutirão com chave de ouro, onde pudemos oferecer todos os serviços públicos num só lugar, de forma ágil e rápida. E enfatizo que não tem nada que satisfaça mais uma pessoa pública que a satisfação do povo e durante toda esta semana fui bem recebido onde passei, o que me diz que estou no caminho certo. Caminho este iniciado pelo líder Íris Rezende e que tenho orgulho em dizer que me inspirou em seguí-lo aqui em Aparecida”, salientou o prefeito Gustavo Mendanha em seu discurso de abertura das atividades na estrutura montada para atender a população.

Presente na solenidade de abertura oficial do mutirão, a primeira dama de Goiânia, Iris de Araújo agradeceu o prefeito por se inspirar em seu marido, hoje prefeito da capital e destacou que em pouco mais de seis meses de gestão o prefeito Gustavo Mendanha vem demonstrando que sua juventude tem sido o diferencial. “Com tão pouco tempo no cargo, Gustavo tem mostrado que sua juventude, capacidade e tradição política por meio de seu pai e por se inspirar em grandes líderes como Iris Rezende, vão ajudar a transformar ainda mais a história de Aparecida de Goiânia. Esses mutirões são prova disso, pois eles ajudam a melhorar os bairros que são onde as pessoas moram e com isso muda o aspecto social da cidade e esta é a função do gestor público, melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades, ampliando o acesso aos órgãos e também levando benefícios para os bairros”, salientou a primeira dama que disse ainda que iria levar dicas para os mutirões em Goiânia.

Responsável pela realização do “Prefeitura em Ação, o secretário de Governo e vice-prefeito, Veter Martins disse estar muito contente em encabeçar o projeto que leva mais cidadania a todos os moradores. “Estamos dando uma nova cara para Aparecida de Goiânia. A cidade vem crescendo e se desenvolvendo ao longo dos anos e poder contribuir com esse crescimento é muito gratificante e já estamos preparando as próximas edições e assim atender toda a cidade”, comentou Veter. O mutirão envolve todas as secretarias da administração. Representante da região, o vereador André Fortaleza (PRTB) sublinhou que a Câmara está unida para representar as vontades do povo de Aparecida. “Nós governamos juntos com o objetivo de melhorar toda a cidade e não apenas uma região ou bairro e que o mutirão é uma forma de beneficiar milhares de pessoas num curto espaço de tempo, melhorando a vida de todos”.

Como morador do Jardim Nova Era, o vereador Willian Panda (PCdoB) agradeceu as benfeitorias. “Nós lutamos muito pela liberação do cruzamento da Avenida Rio Verde com a Graça Aranha no Jardim Luz e demais ações que foram realizadas nesta semana pela Prefeitura”, disse o parlamentar que estava ao lado do presidente da Câmara, Vilmar Mariano (PMDB) e do parlamentar Edinho (PSDC) e dos demais vereadores do município. Assim como o prefeito Gustavo Mendanha, os representantes da Casa de Leis de Aparecida levaram o gabinete itinerante para ouvir as demandas dos moradores dos setores beneficiados com a força-tarefa da administração municipal. “O lugar do vereador é próximo ao povo e estamos aproveitando essa festa da cidadania para atender os aparecidenses e também manter essa união com a gestão municipal”, frisou o presidente da Câmara.

Ação – A população pôde realizar atendimentos na área da saúde como consultas oftalmológicas e odontológicas, aferição de pressão, testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis e atualização do cartão de vacinação, além a emissão do cartão SUS. Na área jurídica foram feitos atendimentos para divórcio consensual, pensão alimentícia, revisão de pensão alimentícia e outras orientações. “Meu marido teve Acidente Vascular Cerebral e precisava de um documento para poder movimentar as contas bancárias e aqui eu consegui esse documento. Foi tudo muito rápido e fácil, a prefeitura está de parabéns”, disse a moradora do Cidade Vera Cruz Sueli Barbosa Militão.

Além desses atendimentos, quem procurou a tenda do Prefeitura em Ação pôde fazer carteira de identidade; recadastramento do Bolsa Família; emissão de carteira de trabalho e encaminhamento para vagas de emprego; emissão de uso do solo e alvará simplificado; emissão do cartão do idoso e de deficientes físicos e também distribuição de mudar, corte de cabelo e escova e fotos 3×4. “Aproveitei que estava tudo aqui e fui ao dentista, refiz meu cadastro do Bolsa Família, fiz o cartão do SUS e cortei meu cabelo. Adorei”, pontuou a moradora do Cidade Satélite, Jardilina Cavalcante Oliveira. Também foi feito o agendamento para o casamento comunitário.

Escola é reinaugurada

Após dois meses de ampla reforma da estrutura física, elétrica e também da instalação de uma caixa d’água, os 600 estudantes da Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz poderão retornar para as salas de aula. A reinauguração da unidade escolar foi realizada também neste sábado, 05, durante o “Prefeitura em Ação” e o projeto de reestruturação contou com a troca do telhado onde foram utilizadas mais de 50 mil telhas novas, pintura em geral, substituição de toda fiação elétrica e do padrão de energia o que proporcionará o funcionamento total dos aparelhos de ar condicionado instalados em todas as salas administrativas e de aula. Também foram reformados os banheiros e feitas obras de paisagismo. “Enquanto a escola era reformada os estudantes e administrativo foram alojados em uma instituição particular da região, não prejudicando o ano letivo. E agora com a reforma, que era um pedido da comunidade e irá atender melhor os alunos e servidores que terão uma estrutura adequada para ensinamento e aprendizagem”, ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas.

Na ocasião, o prefeito Gustavo Mendanha assinou a ordem de serviço para início da construção da quadra poliesportiva na Escola no valor de R$ 302 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Tesouro Municipal. “Antes de ser prefeito sou educador físico e sei mais do que ninguém da pratica de exercícios para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes. E agora os alunos terão um espaço adequado para a prática de atividades físicas e recreativas sem sofrerem com o sol ou a chuva, pois além do piso específico o ginásio será todo coberto. Também serão feitas arquibancadas e vestiários para que demais atividades sejam realizadas no ginásio como reuniões da comunidade”, enfatizou Gustavo. “Nosso objetivo é sempre melhorar a educação de nossa cidade, pois com uma população instruída, o município só tende a crescer e se desenvolver cada vez mais”, disse o gestor.

Garavelo – Com o objetivo de realizar um Prefeitura em Ação por mês, a região escolhida para receber a 3ª edição do programa é a do setor Garavelo. “Iremos levar os benefícios e serviços públicos para mais próximo de toda a população aparecidense e já em setembro realizaremos o próximo mutirão na região oeste da cidade, onde promoveremos a limpeza e recapeamento das ruas, roçagem, poda de árvores, sinalização de trânsito e demais serviços dos bairros próximos ao setor Garavelo. Este é um projeto que deu certo e a cada edição vamos aprimorando e adequando a oferta dos serviços públicos, beneficiando ainda mais os moradores de Aparecida, transformando a realidade dos bairros o que consequentemente melhora a qualidade de vida de todos”, finalizou Gustavo Mendanha, pontuando ainda que a data e serviços a serem realizados serão discutidos ainda neste mês de agosto para que a força-tarefa tenha início nos primeiros dias do mês de setembro.

Prefeitura de Aparecida realiza audiência pública sobre o PPA

Outra importante ação dentro do Prefeitura em Ação foi realização da Audiência Pública de Elaboração do Plano Plurianual ( PPA) 2018-2021. Os principais pontos do planejamento orçamentário do município foi apresentado aos presentes no gabinete itinerante do prefeito Gustavo Mendanha, pelo secretário de Transparência, Fiscalização e Controle, Einstein Paniago e a administração municipal tem até o final deste mês para encaminhar o pré-projeto do PPA para o Legislativo, que terá até 22 de dezembro para votar a provar o plano de gastos da gestão para os próximos quatro anos. “O PPA é aquilo que estabelece, num prazo de quatro anos, as metas orçamentarias para que a gestão municipal possa investir em ações regionalizadas e integradas que promovam a qualidade de vida e cidadania, além da promoção do desenvolvimento sociocultural da cidade”, frisou Einstein, que explanou ainda que para organizar os gastos e investimentos públicos há ainda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que é o planejamento tático anual e a Lei Orçamentária Anual (LOA) que realiza a execução das metas firmadas no PPA e individualizadas na LDO.

E é por meio dos indicadores que o planejamento estratégico e tático orçamentário municipal traduz de maneira mais segura a realidade social para avaliar a efetividade das políticas públicas. São eles:  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF); Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU; Índice G-100 da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); e Índices de Responsabilidade Fiscal monitorados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Presenças – Estiveram presentes na tenda do Prefeitura em Ação a primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; os secretários Afonso Boaventura (Casa Civil), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Valéria Pettersen (Projetos), Adriano Montovani (Trabalho), Tarcísio dos Santos (Aparecidaprev), Cleomar Rocha (Ciência e Tecnologia), Jório Rios (Administração), Gefferson Aragão (Esporte), Edgar Tollini (Saúde), Fábio Camargo (Procuradoria), Ezízio Barbosa (Meio Ambiente) e Marinho Rezende (Procon). E os vereadores Rsolido (PP), Isaac Martins (PR), Almeidinha (PMDB), Lelis Pereira (DEM), Gleison Flávio (PMDB), Araújo (PPS), Fábio Ideal (PSC), Leandro da Pamonharia (PV), Manoel Nascimento (DEM), Valdemir Souto (PR) e Guimarães (PMDB).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)