2ª etapa da ETE Santo Antônio deve ser concluída até meados de 2019

Por Lígia Mariani

29 de maio de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

O compromisso foi assumido por representantes da BRK Ambiental durante vistoria realizada hoje pelo prefeito, vereadores e secretariado à obra em andamento.

Acompanhado por alguns vereadores e parte dos secretários da administração municipal, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, visitou na manhã desta terça-feira, 29, as obras em andamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio, conduzida pela empresa BRK Ambiental concessionária da Saneago, onde buscou informações sobre o andamento da obra, iniciada há mais de dez anos e cobrou celeridade.

“Essa é uma obra que o município necessita muito e foi paralisada por muito tempo. Então o objetivo é nos inteirar para dar explicações à população, porque nós somos muito cobrados. Temos aqui próximo o prédio da Universidade Federal de Goiás, por exemplo, além de dois bairros cujos recursos já foram transferidos pela Caixa Econômica Federal para obras de pavimentação que só podem ser realizadas após o término da conclusão do esgotamento e da rede de água; como o Jardim Miramar e o Retiro do Bosque”, salientou Gustavo.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio, que está em construção nas proximidades do Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia, é uma das obras mais importantes para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Aparecida tem hoje 40% de suas residências atendidas por coleta e tratamento de esgoto. A construção da ETE está sendo feita em etapas, sendo que até metade de 2019 será entregue a segunda, que, de acordo com o Diretor de Planejamento e Obras Rodrigo Savio Couto de Lacerda já está 70% concluída e atenderá em torno de 230 mil pessoas.

“A conclusão dessa obra é fundamental para que ocorra a universalização do atendimento, ou seja, para que no mínimo 90% da população atendida com água possa ter acesso a esses serviços. Ao final de sua construção, a ETE terá uma vazão de tratamento de aproximadamente 859 litros por segundo, atendendo uma população superior a 500 mil habitantes, o que ocorrerá até 2022”, afirmou Rodrigo.

ETE SANTO ANTÔNIO – A subdelegação dos serviços de esgoto em Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Jataí e Trindade foi iniciada em novembro de 2013. O novo modelo prevê R$ 1 bilhão para investimentos em obras de saneamento, dos quais R$ 580 milhões deverão ser investidos nos primeiros seis anos, para universalizar o atendimento nestas cidades, assegurando o cumprimento dos Planos Municipais de Saneamento.

A subdelegação abrange a construção da ETE Santo Antônio, cujo investimento previsto é de pouco mais de R$ 327 milhões. Desde então, o avanço na cobertura de saneamento em Aparecida de Goiânia ainda foi tímido. A cidade avançou para pouco mais de 40% de cobertura em esgoto sanitário e 60% em água tratada. O atraso da Saneago implica também no asfaltamento de muitos bairros, já que a pavimentação só pode ser feita em locais onde há redes de água e esgoto.

INVESTIMENTOS BRK- Segundo informações  em 2018, a BRK Ambiental planeja investir R$ 85 milhões na implantação de 25 mil novas ligações, execução de mais 150 km de rede coletora, 12,9 km de interceptores e coletores, além das obras da segunda etapa de Estação de Tratamento de Esgoto Santo Antônio.

Mais de 82 mil habitantes dos bairros Cardoso II, Garavelo, Papillon Park, Mansões Paraíso, Jardim Bela Morada, Jardim Nova Era, entre outros, serão diretamente beneficiados pelas obras. A meta da empresa é chegar a 60% de atendimento até o fim do ano. A empresa informou também que nos próximos anos ainda serão investidos mais R$ 384 milhões na execução de 68 mil novas ligações de esgoto; 1.344 km de redes, interceptores e coletores; ampliação da ETE Lages e Construção da nova ETE Dourados, beneficiando diretamente mais de 223 mil habitantes e garantindo a universalização dos serviços.