2º Fórum do Agenda Aparecida 2050 discutirá a educação do futuro

Por Rafael Freitas

28 de janeiro de 2020

Por Rafael Freitas

28 de janeiro de 2020


Foto: Claudivino Antunes

2ª edição dos Fóruns que estão discutindo as demandas e planejando o futuro da cidade será neste sábado, 1º

A Prefeitura de Aparecida realiza neste sábado, 1º, a partir das 8h, o segundo fórum do projeto Agenda Aparecida 2050. A segunda edição do evento chega à Região Vila Brasília, terá como tema a “Educação” e será realizada no auditório da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), no Jardim das Esmeraldas, em Aparecida de Goiânia. O objetivo principal dos fóruns de discussão é o de pensar a cidade para daqui 30 anos, com planejamento estratégico para dar suporte às decisões da administração pública a longo prazo.

A mesa redonda será conduzida pelo especialista Rodrigo Fideles Mohn, doutor em Educação pela UNB, e pela secretária de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, Valéria Pettersen, graduada em Pedagogia. O evento defende um amplo estudo na área educacional, com melhorias no ensino desde a infância. “Já atuamos na busca da excelência do ensino em Aparecida e com esse fórum deste sábado, vamos atrás de novas ideias e soluções para serem colocadas em prática nos próximos anos”, disse a secretária.

O Agenda Aparecida 2050 visa formular pesquisas, engajamento social, debates e atividades de envolvimento da população sobre o futuro da cidade.  O projeto terá como missão identificar as necessidades das diferentes regiões de Aparecida e apresentar soluções inteligentes para situações emergentes, com a participação da população, sociedade civil, instituições de ensino superior e especialistas de várias áreas de estudo.

Ao todo, serão fóruns com palestras, debates e grupos de trabalho para a definição de ações rumo ao desenvolvimento sustentável da cidade e a melhores condições de vida para a população do município. Antes de cada fórum é realizada uma pesquisa pelo Instituto Fortiori, na região escolhida para sediar o evento.

Nesta pesquisa é diagnosticado o perfil dos moradores, desenvolvimento econômico, saúde, educação, segurança, entre outros, traçando um diagnóstico completo para auxiliar as discussões de grupos de trabalhos que acontecerão durante a execução do projeto.  No final de cada fórum, será formulado um documento com as informações sobre as demandas discutidas e soluções propostas para as situações identificadas como emergentes.

Parceiros – O projeto é uma realização do Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular, e conta com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (Codese), Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (Camap) e das instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Rio Verde (UniRV), faculdades Suldamérica, Alfredo Nasser (Unifan) e Nossa Senhora Aparecida (Fanap).

Programação:

08h00 – Credenciamento e recepção

08h30 às 09h30 – Mesa redonda com especialistas

Rodrigo Fideles Fernandes Mohn – Doutor em Educação pela UNB, mestre em Educação e Sociedade pela PUC – GO e especialista em formação de professores;

Valéria Pettersen – pedagoga e secretária de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia

10h00 às 12h00 – Grupos de trabalhos dividido em 5 salas onde cada sala tratará um dos subtemas como: Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade Socioambiental, Ordenamento Territorial e Gestão Urbana, Mobilidade e Acessibilidade Desenvolvimento Sociocultural.  

Cada grupo será coordenado por um representante das universidades parceiras que ficarão com a responsabilidade de mediar a participação e obter o maior volume de conteúdo. Todos as pessoas que participam do evento, recebem ao final um certificado comprovando a participação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)