2º Mutirão do Cadastro Único deve alcançar mais de 10 mil famílias em Aparecida

Por Rackel Vieira

5 de novembro de 2018

Por Rackel Vieira

5 de novembro de 2018


Foto: Rodrigo Estrela

A ação começou na manhã desta segunda-feira, 5, e se estenderá até sexta-feira, 9, no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso

Preocupado em manter seu Benefício da Prestação Continuada (BPC), o senhor Dimas Sirilho de Sousa, de 67 anos, pai de família, acordou cedo para fazer o cadastramento dos seus dados no Cadastro Único. “Em 2016 minha perna foi amputada por causa de Trombose, e desde então não consegui mais trabalhar. Para mim é muito importante garantir meu benefício, por isso estou aqui”, salientou Dimas.

O beneficiário aproveitou o primeiro dia do 2º Mutirão do Cadastro Único de Aparecida de Goiânia, realizado pela Secretaria de Assistência Social. A ação, que segue até a próxima sexta-feira, 09, tem como objetivo incluir todas as famílias de baixa renda aos serviços, projetos e programas sociais do Governo Federal e do Município. Os servidores da pasta atuarão das 8h às 17h nesses cinco dias, sem intervalo de almoço no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, para o cadastramento e atualização cadastral.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico) de Aparecida, Yohana Oliveira, a ação visa, principalmente, cadastrar idosos e pessoas com deficiência. “Ao todo 3.700 deficientes e 2.072 idosos têm até dezembro para serem incluídos no Cadastro Único e garantir o BPC. O registro desses beneficiários e seu grupo familiar é obrigatório”, explicou ela pontuando que atualmente Aparecida possui 34.258 famílias registradas e um déficit de aproximadamente 10 mil famílias que também precisam ser incluídas no CadÚnico.

Foto: Wigor Vieira

O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total familiar de até três salários mínimos. A partir do momento em que a família estiver cadastrada, sempre que houver alguma mudança em sua situação, é necessário atualizar as informações. Entre as alterações que devem ser comunicadas estão: nascimento ou morte de alguém na família; saída de um integrante para outra casa; mudança de endereço; entrada das crianças na escola ou transferência de escola, aumento ou diminuição da renda, entre outros. Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente.

“Só nesse início da manhã mais de 400 pessoas foram atendidas e até o fim da semana queremos atender o maior número de beneficiários possíveis e desta forma não perderem os benefícios sociais conquistados por meio do CadÚnico. Mas nosso objetivo principal é trabalhar para gerar empregos e rendas, por meio dos investimentos na cidade e diminuição da desigualdade social, para que essas pessoas não necessitem mais do benefício, melhorando sua qualidade de vida”, sublinhou o prefeito Gustavo Mendanha ao fazer uma visita ao espaço onde está sendo realizado o mutirão no período vespertino, acompanhado dos secretários José Nelis (Assistência Social) e Ricardo Teixeira (Articulação).

Para a inscrição no Cadastro Único, os interessados devem comparecer ao Centro de Cultura, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo, entre os dias 05 e 09 de novembro, segunda a sexta-feira, com documentos pessoais e familiares que residem na mesma casa. Tais como certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)