300 casais trocaram as alianças na 4ª edição do Casamento Comunitário

Por Thayza Marins

3 de dezembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Sorrisos, lágrimas, emoções à flor da pele, amor e felicidade. Tudo marcou a cerimônia que oficializou a união de 300 casais na 4ª edição do Casamento Comunitário de Aparecida de Goiânia. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 02, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL) da OAB. “Hoje eu realizo meu sonho de infância, estou muito realizada e completamente feliz”, disse a noiva Gleisa Rodrigues, 35 anos, ao lado do noivo Pedro Edson, 38 anos. Os dois estão juntos há seis anos.

O programa Casamento Comunitário garante aos noivos a certidão de casamento sem custo, beneficiando muitos casais que não têm condições de formalizar a união. Os casais foram recepcionados pela equipe de cerimonial em um espaço todo decorado com flores, uma mesa de bolo que serviu de cenário para registrar esse momento único e uma orquestra que encantou os casais com belíssimas canções.

“Nosso maior intuito é celebrar o amor a união e a família. Estou muito feliz em proporcionar esse momento para os casais que por algum motivo não conseguiram oficializar a união. Estamos na 4ª edição do Casamento Comunitário e ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar de cada casal, mostra que esse é um dos momentos mais felizes da vida de cada um”, explanou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha dizendo que em 2020 teremos mais edições.

O Casamento foi realizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Assistência Social, junto com parceiros da iniciativa privada. O Cartório Oliveira e o Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL) da OAB, que fica em Aparecida, são duas das instituições que ajudam a realizar o sonho dos casais.

O prefeito Gustavo Mendanha esteve presente na celebração e destacou o trabalho que a Assistência Social tem realizado no município. “A secretaria de Assistência Social tem feito grandes parcerias e o Casamento Comunitário já se tornou uma marca na cidade. Auxiliamos esses casais na realização de um sonho e também na regularização da situação matrimonial perante a Lei”, sublinhou o gestor.

Em quatro edições, mais de mil casais aparecidenses realizaram o sonho de oficializar a união. Para participar da ação social, todos passaram por uma triagem e foram selecionados pela comissão organizadora formada pela equipe técnica da secretaria de Assistência Social que avaliou todos os documentos entregues no ato da inscrição e que atenderam a todos os pré-requisitos.

O tabelião Rodrigo Barbosa Oliveira Silva, do Cartório Oliveira, comentou sobre a parceira com a prefeitura. “É uma honra para o Cartório Oliveira estar presente na vida das pessoas aqui na cidade e conseguir prover a união das pessoas pela lei civil. Temos um trabalho junto com a Assistência Social nesse sentido a longa data, então temos o prazer de regularizar a união dos casais, que não tem condições de fazer o pagamento dos documentos no cartório”, explicou Rodrigo.

Amor e União
Denise Silva Moreira e Ivanilton de Carvalho Costa, moram há 10 anos juntos e tem quatro filhos. Eles realizaram o sonho de casar com direito a terno e gravata, vestido, véu, coroa, maquiagem e um lindo buquê. “Já tem 10 anos que moramos juntos, temos uma família linda e uma longa história. E a prefeitura está dando a oportunidade pra gente de realizar um sonho, porque não temos condições de ter uma festa e pagar a documentação do cartório. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, comentou a noiva emocionada.

Sonho realizado também da Kesia Rosa, 24, e do Joaz Barbosa, 26, que estão juntos há quatro anos. “Tem quatro anos que estamos juntos, temos um filho e sempre tivemos a vontade de oficializar no papel nosso amor, mas sempre faltou oportunidade. Quando vimos pelas redes sociais que iria ter o casamento comunitário, resolvemos nos inscrever e estamos aqui felizes”, Kesia estava ao lado do noivo Joaz Barbosa que disse. “Não tem como descrever é uma sensação incrível, estamos felizes”, completou o noivo.

Sorteio de Geladeiras – A Enel foi uma das parcerias fechadas nesta edição e sorteou 50 geladeiras para os casais. Sandra Martins Pereira e Pedro de Jesus, moram no setor Nova Olinda e foram o primeiro casal a ser contemplados. “Eu nem acredito, Jesus nos abençoou, que presente maravilhoso. Estamos juntos há oito meses e agora oficializamos a união, estamos muito felizes”, disse Sandra.