3ª Mostra Educação Inclusiva reúne trabalhos de 2 mil alunos

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 02 de dezembro de 2016 – O Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, está sendo comemorado nesta sexta-feira (02) pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Aparecida com a realização da 3ª Mostra Cultural e Pedagógica da Educação Inclusiva, desenvolvida pela Coordenadoria de Inclusão Escolar (CIE) da SME.

Durante todo o dia, trabalhos culturais e pedagógicos desenvolvidos por mais de 2 mil alunos da rede com algum tipo de deficiência ou necessidade educacional especial ficarão expostos no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Os trabalhos foram coordenados pela CIE, com apoio da Diretoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A abertura oficial da Mostra contou com a participação do prefeito Maguito Vilela, que revelou ter um carinho especial pelas pessoas com deficiência. “Particularmente, participo dessa luta a muito tempo. Tenho uma sobrinha com deficiência, aluna da Apae de Jataí, que sempre viveu e vive em minha casa. É imensurável o carinho que somos capazes de nutrir por essas pessoas e o quanto aprendemos”, emocionou-se.

A mostra reúne trabalho trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano, em todos os Cmeis e escolas de Ensino Fundamental que recebem crianças com necessidades especiais. “Hoje, a rede atende 866 crianças com algum tipo de deficiência e 1.460 com alguma necessidade educacional especial, como déficit de atenção, dislexia, hiperativismo”, explica o secretário de Educação de Aparecida, Domingos Pereira.

O atendimento direcionado à essas crianças é realizado por 369 profissionais concursados, com formação específica, que tem como missão garantir que todas as necessidades dos pequenos sejam supridas. São professores de apoio direto e indireto, de braille, intérpretes e instrutores de libras, e professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

“A missão dessas pessoas é garantir não só o aprendizado, mas o bem-estar geral e a socialização dessas crianças enquanto elas permanecerem em alguma das nossas unidades escolares de Aparecida. E esse trabalho tem sido feito de forma excepcional pelos nossos servidores”, agradeceu o prefeito Maguito Vilela.

A III Mostra Cultural e Pedagógica da Educação Inclusiva de Aparecida de Goiânia pode ser visitada até as 17 horas desta sexta-feira (02). O Centro de Cultura e Lazer José Barroso, ou antigo Rodeio Show, como também é conhecido, está localizado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Solar Central Park, acima do Paço Municipal de Aparecida.