3ª Vara do Trabalho de Aparecida é inaugurada

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Unidade ajudará a desafogar as duas outras varas existentes que juntas tinham uma demanda de quase 7 mil processos trabalhistas

Aparecida de Goiânia, 07 de novembro de 2014 – O Prefeito Maguito Vilela participou nesta sexta-feira, 07, da inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia. A solenidade foi realizada no final da tarde na sede da nova Vara, no setor Araguaia e contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Goiás, desembargadora Elza Silveira. A juíza Nara Kaadi Moreira assumirá a titularidade da nova vara de Aparecida,

Para o prefeito Maguito Vilela a criação de mais uma Vara para julgar os processos trabalhistas de Aparecida é muito importante, pois a cidade cresceu, se desenvolveu e atraiu um grande número de empresas e consequentemente aumentou o número de trabalhadores. “A vara irá ajudar a julgar os processos trabalhistas que se avolumaram no decorrer do crescimento e desenvolvimento da cidade com a chegada de mais indústrias e demais empreendimentos de grande porte”, destacou o prefeito.

A nova unidade foi criada depois da transformação da Vara do Trabalho de Porangatu em Posto Avançado. A medida foi aprovada pelo Tribunal Pleno em maio deste ano. De acordo a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o objetivo foi o de adequar a estrutura existente à demanda processual de algumas regiões do Estado que têm vivenciado aumento expressivo no ingresso de novas ações, como é o caso da jurisdição de Aparecida de Goiânia.

“Esta foi uma necessidade primordial pois cada vara está com mais de três mil processos, e isto estava maltratando os nossos servidores, além de prejudicar o atendimento ao jurisdicionado e advogado. A vara irá diluir a grande procura ocasionada pelo boom econômico que vive Aparecida nos últimos anos. As ações serão distribuídas então nas três varas que terão dois juízes cada, acelerando os prazos”, enfatizou a presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás, desembargadora Elza Silveira.

As duas varas existentes hoje no TRT do município foram criadas há 18 anos e a demanda de processos em Aparecida vem crescendo a cada ano.. Em 2013, ingressaram nas duas varas de trabalho de Aparecida cerca de 6,2 mil ações. E de janeiro a setembro deste ano o número de processos recebidos pelo Foro Trabalhista do município já soma mais de 2,4 mil documentos.  A Juíza Nara Kaadi Moreira, que assumirá a 3ª Vara sublinha que já na próxima segunda-feira, 10, os processos já começam a ser distribuídos nas três varas.

“Na segunda já começamos a distribuição e obedecidos os prazos legais já iniciaremos o trabalho. E minha expectativa à frente da 3ª Vara é a de melhor atender o jurisdicionado, pois temos quase sete mil processos para apenas duas varas. Com as três varas esses processos começam a ser distribuídos de forma mais igualitária. Não é a estrutura ideal, mas já é um começo”, salientou a juíza.

Além de Aparecida de Goiânia também são jurisdicionados pelo Foro Trabalhista os municípios de Bela Vista de Goiás, Caldazinha, Cromínia, Hidrolândia, Mairipotaba, Piracanjuba, Professor Jamil e Senador Canedo. Participaram da solenidade os secretários Tarcísio dos Santos (Procuradoria), Adriano Montovani (Trabalho), Jório Rios (Regulação Urbana), Domingos Pereira (Educação) e os vereadores Gustavo Mendanha e Ezízio Barbosa.

Parceria – Durante a solenidade de inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, a presidente do TRT, Elza Vieira solicitou ao prefeito Maguito Vilela, área para ampliação dos serviços do tribunal no município. Maguito ressaltou que irá analisar e pedir aos secretários das pastas responsáveis para atender o pedido da desembargadora. “Visamos sempre por parcerias que beneficiem a cidade e sua população”, concluiu o prefeito.