42 mil alunos de Aparecida recebem novos uniformes

Por Klau Bueno

28 de agosto de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Cada criança matriculada vai receber dois jogos com shorts e blusas

Mais segurança para os alunos, economia para os pais, incentivo às normas e disciplina necessárias para a convivência em sociedade e padronização entre todos são alguns dos benefícios do uso dos uniformes nas escolas. Vantagens que os cerca de 42 mil alunos da rede pública municipal de ensino de Aparecida de Goiânia passam a experimentar a partir desta semana com o início da entrega das peças nas escolas, CMEIs e EMEIs do município.

Cada unidade já recebeu os dois jogos de uniformes que serão entregues aos alunos matriculados. Ao longo da semana o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e a secretária de Educação Valéria Pettersen estarão em quatro unidades de diferentes regiões entregando algumas peças pessoalmente, e nas demais escolas os diretores e coordenadores ficarão responsáveis pela distribuição.

Na tarde desta terça-feira, 28, a entrega foi no EMEI Professora Vinovita Guimarães da Silva. Cada um dos alunos da rede, entre Ensino Infantil e Fundamental, vai receber dois jogos de uniformes. Meninos que estudam pela manhã vão receber dois shorts, uma blusa de manga longa e uma blusa de manga curta e as meninas um short-saia e um short, além das duas blusas dos dois modelos. Quem estuda a tarde também vai ganhar dois jogos de uniformes: as meninas short e short-saia e os meninos dois shorts. Alunos do período vespertino receberão duas blusas de manga curta cada um. Ao receber as duas peças de uniforme, cada pai ou responsável por aluno assina um termo de responsabilidade.

“Achei ótimo a entrega dos uniformes. Esperamos muito tempo por eles, mas não vamos ver o lado ruim, mas sim o bom. As crianças ficam felizes, a escola fica mais bonita, a gente gasta menos roupa… o uniforme ajuda demais”, disse a mãe de aluno Cristiane Ferreira dos Santos Vieira.

O prefeito Gustavo Mendanha também falou da satisfação em entregar os uniformes. “Meu sentimento é de gratidão a Deus por entregar esses uniformes. Não temos vivido momentos fáceis. Estamos em crise no país e isso tem refletido em nossa cidade, mas apesar disso não temos deixado de cumprir nossas obrigações”, salientou. Ainda falando de ensino, o prefeito disse que tem se esforçado para reduzir o déficit de vagas na educação básica. “Estamos trabalhando para construir no ano que vem 12 novos CMEIS. O dinheiro está garantido na conta da Prefeitura, faltando apenas alguns detalhes”, explicou.

A secretária Valéria Pettersen esclareceu que os alunos não serão impedidos de usarem o antigo uniforme e enfatizou os benefícios das novas vestimentas. “O uniforme deixa todos iguais. Com ele não existe o que veste melhor que o outro. Agora, aqui em Aparecida, nossas crianças têm o mesmo material escolar e o mesmo uniforme”, comemorou.

Selma Soares, diretora da primeira escola onde os uniformes foram entregues, disse que cada pai fará uma avaliação dos tamanhos das peças e, nos casos das crianças maiores para suas idades, os jogos serão substituídos ainda essa semana.

Outro pai de aluno que gostou dos novos uniformes foi o Nilton Rosa. “Vou gastar menos roupas do meu filho. O uniforme é importante porque padroniza e oferece respeito. Todos que olharem saberão que ali vai um aluno de Aparecida”, disse o microempresário.