43 mil crianças voltam às aulas na rede municipal de ensino de Aparecida nesta segunda-feira, 21

Por Rafael Freitas

18 de janeiro de 2019

Por Rafael Freitas

18 de janeiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Para este ano, o projeto é alcançar a excelência no ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias nas disciplinas, incluindo aulas de Robótica

O ano letivo de aproximadamente 43 mil crianças e adolescentes que estudam na rede pública municipal de Aparecida de Goiânia começa nesta segunda-feira, 21 de janeiro. Aparecida de Goiânia conta atualmente 55 escolas municipais, quatro Escolas Municipais de Educação Integral e 32 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) em pleno funcionamento. Os CMEIs atendem, em média, 150 crianças de seis meses a cinco anos. As crianças matriculadas recebem cinco refeições diárias, cuidado especial de profissionais pedagógicos e a pré-alfabetização.

“A educação é uma ferramenta importante na busca por um futuro melhor para todos. Por isso trabalhamos o ano todo para que as nossas crianças tenham um ensino de qualidade, com profissionais capacitados, refeições diárias balanceadas e também ensino de qualidade para que possam ser educados e alfabetizados. Ano passado tivemos cerca de 40 mil estudantes nas salas de aula do município e neste ano disponibilizamos 14 mil novas vagas na rede de ensino fundamental e infantil. E nosso objetivo é aumentar, principalmente, as vagas nos Cmeis, atendendo assim a demanda”, comentou a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen.

No mês de fevereiro, os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental vão receber os kits escolares com caderno, cola, régua, lápis, borracha, lápis de cor, etc. Ainda no mesmo mês, todas as unidades receberão novos utensílios para cozinha (panelas de pressão, pratos, copos e panelões etc). O prefeito Gustavo Mendanha afirma que irá ampliar os investimentos na área da Educação e na valorização dos profissionais da Educação. Com investimento de mais de R$ 10 milhões, todas as estruturas das escolas municipais passarão por reforma até o final de 2020, proporcionando melhor dignidade para as crianças da rede municipal de Educação.

Segundo o prefeito, os convênios que serão firmados com o governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), também serão fundamentais para ampliar o atendimento educacional em Aparecida de Goiânia. “Queremos construir novas unidades escolares e CMEIs para ampliar a oferta de vagas, reformar as nossas escolas e quadras poliesportivas e levar o conhecimento tecnológico em Robótica para todas crianças”, destacou Gustavo Mendanha.  Ele ainda destaca que o objetivo e suprir toda a demanda. “Sabemos da importância dos CMEIs para as famílias e a educação infantil é o alicerce para o futuro das crianças, por isso estamos empenhados em atender toda a demanda”, afirmou Gustavo Mendanha.

Educação Tecnológica

Dentro do projeto tecnológico voltado para a área da Educação está autorizado a implantação e disponibilização de 10 Mb de internet para 48 escolas municipais, inicialmente. A meta é atender todas as unidades escolares até o final do ano. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, a ideia é alcançar a excelência no ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias na Educação, incluindo aulas de Robótica.

“Nosso objetivo é que a criança aprenda com mais eficiência e usando modernas ferramentas tecnológicas. O uso de tecnologias para fins educacionais, que inspira a criatividade, a aprendizagem e o raciocínio, cumpre uma das metas do plano de governo do prefeito de Gustavo Mendanha de tornar Aparecida uma ‘Cidade Inteligente”, destacou. Ela ainda afirma que o uso de tecnologia modernizará a educação pública para as crianças do município.