49 mil alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às salas de aula em Aparecida

Por Juliana Fulquim

2 de agosto de 2022

Por Juliana Fulquim

2 de agosto de 2022

Foto: Wigor Vieira

Solenidade de abertura do semestre aconteceu na Escola Municipal Santa Cecília com a presença do prefeito Vilmar Mariano e assinatura de ordem de convocação de novos professores

Esta terça-feira, 02, foi dia de volta às aulas para cerca de 49 mil estudantes de Aparecida de Goiânia, matriculados em escolas, CMEIs e também nas entidades conveniadas com a Rede Municipal de Educação. A abertura oficial do segundo semestre letivo de 2022 aconteceu pelo período da manhã na Escola Municipal Santa Cecília e no CMEI Deusdete Lêdo, unidades educacionais que ficam no Jardim Bonança.

Na Escola Municipal Santa Cecília, que atende cerca de 900 estudantes do Ensino Fundamental I e II, o retorno às salas de aula foi sob clima de muita expectativa. O prefeito Vilmar Mariano, acompanhando o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, compareceu à unidade escolar onde recepcionou os estudantes.

Na ocasião, o gestor municipal assinou ordem de convocação de 50 novos professores aprovados no último Processo Seletivo Simplificado, realizado em agosto de 2020. “A Educação de Aparecida é uma das referências em Goiás e a convocação desses novos profissionais mostra nossa preocupação em garantir que não faltem aulas para os alunos da rede”, observou o prefeito.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, visitou ainda o CMEI Deusdete Lêdo, e observou de perto como estava sendo o primeiro dia de aula para as 154 crianças matriculadas na Educação Infantil. Ele falou de suas expectativas para este segundo semestre, que deve acontecer de forma exclusivamente presencial, e também do papel da Secretaria de Educação de Aparecida na promoção do ensino de qualidade.

“Não temos dúvida de que houve prejuízos de aprendizado por conta da pandemia. Nossa responsabilidade daqui pra frente é promover a recomposição do conhecimento, atentando sempre para as nossas diretrizes curriculares”, arrematou.

100% presencial

De acordo com a SME, para a volta às aulas, as unidades continuam seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o uso de máscaras e a higienização do ambiente. Conforme orienta a Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem, Aline Caixeta, o primeiro movimento das unidades educacionais da Rede Municipal será no sentido de orientar os estudantes em relação ao comportamento e aos cuidados que ainda devem ser tomados por conta da disseminação da COVID-19 e o incentivo para a vacinação infantil.

“Orientar as famílias quanto a importância da vacinação infantil para a diminuição dos casos será um ponto importante no retorno as aulas”, pontua a coordenadora.

Educação no Trânsito

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTA) realizaram uma blitz educativa nas imediações da Escola Municipal Parque Santa Cecília, instruindo e conscientizando os alunos e motoristas sobre os cuidados e responsabilidades com o trânsito, principalmente neste período de aulas, quando se observa uma alteração significativa no fluxo de pessoas e a intensa movimentação de veículos nas vias da cidade e nas portas das unidades escolares.

Conforme pontuou o secretário Executivo de Mobilidade Urbana, Sérgio Carvalho, o trabalho já vem sendo realizado ao longo do ano com a participação dos agentes e dos educadores de trânsito da instituição, devendo se estender no período das aulas. “A SMTA já faz esse trabalho nas escolas o ano inteiro e desde anos anteriores. De lá para cá a gente vem percebendo que as crianças têm se tornado cada vez mais conscientes de suas responsabilidades na construção de um trânsito mais humanizado”, explicou.