Campeonato Goiano de BMX movimenta Aparecida

Por Thiago Oliveira

28 de agosto de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Cidade é referência na modalidade e reuniu competidores de várias regiões do estado neste domingo

Aparecida recebeu neste domingo, 28, o Campeonato Goiano de BMX Racing. O evento reuniu competidores de diferentes regiões do estado, incluindo os aparecidenses premiados nacionalmente Maria Eduarda Dornellas e Fernando Dornellas. O evento aconteceu no Parque da Criança, no setor Mansões Paraíso.

A competição realizada pela Federação Goiana de Ciclismo teve apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O local escolhido foi a pista do Parque da Criança, uma das melhores do Estado para a competição que envolve manobras em bicicletas em uma pista repleta de ondulações que aumentam ainda mais a adrenalina

Durante toda a manhã e parte da tarde, os 59 atletas inscritos no campeonato disputaram em diversas categorias definidas por sexo e idade, com crianças de 5 anos competindo entre si, até atletas com mais de 50 anos praticando o esporte e disputando a medalha. Segundo a FGC, a maior parte dos competidores eram de crianças e jovens de 5 a 16 anos.

Maria Eduarda, de 17 anos, treina para competir na disputa panamericana.

Maria Eduarda Dornellas, 17, pentacampeã nacional de bicicross, esteve presente competindo no evento e falou de sua felicidade em estar na pista. Ela que é de Aparecida, vem de uma competição nacional, realizada semana passada em Minas Gerais e falou da importância de campeonatos como esses. “Nas competições, muitas crianças se inspiram em mim e eu sempre tento passar o melhor para elas”, afirma Maria.

Fernando Dornellas que é competidor e pai de competidores, também contou como essa proximidade do BMX com a sociedade desperta nas crianças uma curiosidade para o esporte que pode ser trabalhada para formar campeões. “Tem muita criança boa aí que a gente vê brincando e percebe que tem talento para o bicicross, basta investir nelas”, reforça Fernando.

Ambos os competidores foram campeões no torneio nacional realizado em Londrina, em julho deste ano. A competição reuniu mais de 800 atletas e os dois aparecidenses Maria Eduarda e Fernando se sagraram campeões nacionais.

Roni, um dos organizadores do evento conta que a pista no Parque da Família é o local de treino dos atletas e fica aberto para mais pessoas que queiram iniciar no esporte:

“Nós fazemos esse trabalho aqui no Mansões Paraíso desde 2014. Já trouxemos para cá campeonato brasileiro, copa brasil e hoje nós realizamos junto à FGC e a Prefeitura o Campeonato de BMX. Esse é um trabalho que nós fazemos em parceria com a Prefeitura para formar atletas”, afirma Roni.

O Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Geferson Aragão, falou sobre a importância de ter Aparecida como sede deste campeonato e a importância para a comunidade. “Aparecida é referência no cenário do bicicross e este evento reforça isso. Nós ficamos muito feliz em realizar esse evento junto a FGC na nossa pista”, comentou o secretário.

A competição vai além da medalha, como explica o presidente da FGC, William Lara. Segundo ele, essa oportunidade também garante aos atletas a chance de concorrer a bolsas para fortalecer a permanência no esporte. “Para os atletas, a competição é importante para pleitear bolsas municipais, estaduais e nacionais”, afirma o presidente.

A comunidade também aproveitou o domingo para prestigiar o campeonato. Carlos Humberto, 64, conta que foi fazendo suas caminhadas diárias no Parque da Criança que ficou sabendo do evento. “É muito bom vir e assistir a competição tanto para nós adultos quanto paras as crianças”, comenta.