5ª edição do Prefeitura em Ação realiza atendimentos nesta sexta-feira (10) e sábado (11)

Por Rackel Vieira

10 de novembro de 2017

Por Rackel Vieira

10 de novembro de 2017

Foto: Jhonney Macena

O Jardim Dom Bosco e região recebe nesta sexta-feira, 10, e sábado, 11, os atendimentos da 5ª edição do Prefeitura em Ação, programa realizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia que leva mais de 50 serviços gratuitos, para mais perto dos moradores. O evento deste mês teve foco na preservação do meio ambiente e abrangeu os bairros Alto Paraíso, Dom Bosco 2, Vila Delfiori, Vila Romana e Jardim Himalaia, região próxima a Serra das Areias. O prefeito Gustavo Mendanha, abriu oficialmente os atendimentos, juntamente da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; e demais secretários, vereadores e lideranças municipais.

“O principal objetivo do Prefeitura em Ação é melhorar ainda mais a nossa cidade, intensificando os serviços nos bairros, trazendo os atendimentos da Prefeitura para mais perto da população e ouvindo as reivindicações dos moradores. Desta maneira, acompanho pessoalmente o que falta nos bairros, para estar buscando recursos e atender essas necessidades. Nesses dois dias, estaremos aqui no mutirão dando continuidade aos atendimentos. A cada edição do Prefeitura em Ação superamos nossas expectativas. Na última, que foi realizada no setor Cidade Livre realizamos mais 16 mil atendimentos”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com o coordenador do evento, o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, os atendimentos do mutirão são os mesmos oferecidos nas edições anteriores, além das as ações de limpeza, roçagem, pintura de meio fio, revitalização da sinalização de trânsito, recapeamento, limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpada e demais serviços realizados durante a semana. “O diferencial desta edição foi a nossa dedicação com foco no Meio Ambiente, devido à grande reserva ambiental que a região possui que é a Serra das Areias”, explicou.

Para o vereador da região e presidente da Câmara, Vilmar Mariano (PMDB), é uma grande satisfação ver seu bairro e em torno receber tantas benfeitorias. “A população se sente valorizada e satisfeita com toda atenção da Prefeitura voltada para seu bairro. Sou grato ao prefeito Gustavo Mendanha por ter atendido ao meu pedido de beneficiar a minha comunidade”, agradeceu o parlamentar ao lado dos demais vereadores do município.

A padeira Sueide de Jesus, de 33 anos, aproveitou os atendimentos para fazer a identidade dos filhos e também realizar uma consulta odontológica. “Muito bom essa ação da Prefeitura, estava mesmo precisando fazer a documentação dos meus filhos e ir ao dentista. É complicado para mim deslocar até o centro para realizar esses serviços, agora com o mutirão aqui no meu setor, facilitou bastante. Moro aqui há 27 anos, e até essa semana, as ações do poder público nunca havia chegado até nós”, elogiou a moradora.

Atendimentos

Nesta edição, a população contará com os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho; atendimento jurídico; cadastro no programa Bolsa Família; DPVAT; encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine; emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência; emissão de alvará simplificado, uso de solo e cartão SUS; escova e corte de cabelo; distribuição de mudas e fotos 3×4. Haverá ainda a distribuição de algodão-doce e pipoca, pula-pula e show regionais a noite. A população se delicia também com a distribuição de pipoca e algodão doce; brinquedos pula-pula para as crianças; e shows de artistas regionais.

Saúde

Em decorrência ao mês de novembro ser dedicado ao Combate do Câncer de Próstata, a Secretaria de Saúde vai oferecer aos homens exames, orientações e encaminhamentos de consultas. Além de oferecer também aos moradores da região atendimentos em oftalmologia, ultrassonografia, odontologia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, vacinação (doses de rotina, calendário adulto e infantil), testes rápidos de HIV e Hepatites, abordagem básica do fumante (teste de intoxicação), além de orientações sobre dengue e vigilância sanitária.

Meio Ambiente

Em meio a crise hídrica, a edição especial com foco no Meio Ambiente visa restaurar as fontes de água com reflorestamento ambiental a partir do plantio de vegetação típica do cerrado e o fechamento do acesso às áreas de preservação estão entre os focos da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). “Uma área de 12 alqueires no Comendador Walmor, por exemplo, é uma das áreas que foi reflorestada. Além disso, foram realizadas ainda a inauguração do Horto Florestal – Aparecida Verde I no bairro Jardim Alto Paraíso, a sala de monitoramento do sistema de vigilância da Serra da Areias, a zona de preservação foi completamente revitalizada, plantio de árvores, e também, atividades de educação ambiental nas escolas”, detalhou o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa.

Presenças

Também participaram da solenidade de abertura dos serviços do Prefeitura Em Ação, os secretários Valéria Pettersen (Projetos, Recursos e Capitação), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Mario José Vilela (Infraestrutura), Gefferson Aragão (Esportes, Lazer e Juventude), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Tarcísio Francisco (AparecidaPrev), Rodrigo Caldas (Educação e Cultura), Ozair José (Desenvolvimento Econômico) e André Luiz Ferreira (Fazenda). Além dos vereadores Claudio Nascimento (PRB), Gleison Flávio (PMDB), Mazinho do Madre Germana (SD), Leandro da Pamonharia (PV), Gilsão meu Povo (PMDB), Almeidinha (PMDB).