6ª edição da Feira de Ciências de Aparecida será realizada na quarta-feira, 31

Por Rodrigo Augusto

29 de outubro de 2018

Por Rodrigo Augusto

29 de outubro de 2018


Foto: Divulgação

A 6ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia (Fecitec) será realizada na próxima quarta-feira, 31, a partir das 9h no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). Com o tema ‘Cidade Inteligente como democratização da cidadania’, o encontro tem como objetivo estimular a cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo nos estudantes, por meio da realização de projetos científicos e acadêmicos produzidos na cidade.

Durante a feira de ciência, estudantes de diversas escolas irão expor trabalhos e resultados de pesquisas com temas diversos. A Fecitec é realizada em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, neste ano, trabalha o tema ‘Ciência para redução das desigualdades sociais’. “Nosso objetivo é ativar essa temática em Aparecida, trabalhando para que possamos desenvolver pesquisas e ferramentas capazes de contribuir com a redução das desigualdades em nosso meio”, aponta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

Inserida no calendário institucional do município, a Fecitec também coloca em pauta o uso e o acesso aos espaços urbanos, o funcionamento da cidade, mobilidade urbana, acessibilidade e o conceito de cidadania. O evento gratuito e aberto ao público propõe ainda a criação de uma linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a debater as implicações sociais da ciência.

Confira a programação completada 6ª de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia:

Dia 30/10/2018

Roda de conversa “Conheça Aparecida”
14h:Panorama Cultural com o diretor executivo de Cultura,Redelson Tomaz, sobre as ações e perspectivas da área cultural de Aparecida de Goiânia.

15h30: Computação Urbana: lidando com os problemas das cidades de maneira inteligente com o professor adjunto  adjunto da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás no curso de Engenharia de Transportes, Marcos Roriz, sobre como a computação urbana pode criar soluções que permitem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, do meio ambiente e da gestão da cidade.

Dia 31/10/2018

Mostra de trabalhos do ensino fundamental, médio, técnico e superior;

Exposições – Geologia UFG, Laboratório de Educação Matemática da UFG (LeMat UFG), Laboratório de Bioengenharia e Biomecânica, Projeto Casa Fora de Casa, Conheça Aparecida em 360° com Grupo Alves, Mostra VerCiência, Projeto Investiga Menina;

Apresentações culturais e jogos;

Sessões de robótica com o projeto Escola Conectada;

Estande de parceiros – Incubadora 3D, Instituto de Ciências Farmacêuticas;

Oficinas de cubo mágico, construção de origamis e fractais;

Realização do Cadastro Único (Bolsa Família, Isenção de Taxas para Concursos Públicos, Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Carteira Idoso, etc)

9h – Abertura do evento com apresentação cultural;

13h – Palestra “Cidades Inteligentes – Conceitos e Perspectivas”;

14h – Apresentação de trabalhos inscritos na modalidade oral;

15h – Palestra “Empreendedorismo Social”;

16h – Premiação

Serviço

Assunto: 6ª Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia

Data: 31 de outubro de 2018 (quarta-feira) 

Horário: 9h

Local: Salão de eventos da ACIAG – Av. Francisco Inácio Ferreira – Res. Solar Central Park, Aparecida de Goiânia.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)