72% dos idosos de Aparecida já estão completamente imunizados contra a covid

Por Allan David e Camila Godoy

16 de julho de 2021

Foto: Enio Medeiros

Mais de 95% já receberam ao menos a primeira dose. SMS convoca quem ainda não recebeu o reforço e está dentro do prazo a comparecer nos postos

A Prefeitura de Aparecida já imunizou completamente 38.528 moradores com mais de 60 anos. O número representa 72% da população estimada para essa faixa etária, que é de 52.957 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, 95,5% dos idosos já receberam ao menos a primeira dose do imunizante. Os dados se refletem na redução das internações e óbitos do grupo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), antes da vacina, durante a segunda onda da pandemia, eles eram 70% dos internados e hoje não passam de 30%.

“Nós ficamos felizes e satisfeitos em ver a adesão da população à Campanha de Vacinação. Mas, é importante que todos completem o ciclo de imunização e, na data prevista, procurem os postos da cidade para tomar a segunda dose da vacina. Já podemos perceber os efeitos dessa proteção em nossos índices de internação e óbito, porém, só com a dose 2 nossos idosos estarão completamente imunizados”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Adesão por faixa etária

Entre os idosos com mais de 80 anos, a SMS tinha a expectativa de vacinar 5.212 octogenários, mas ultrapassou esse número, chegando a 5.692 imunizados com as duas doses. Outros 551 já receberam a primeira dose e ainda não tomaram o reforço.

A vacinação de idosos de 70 a 79 anos também superou a meta para a 1ª dose. Agora, está perto de atingir a totalidade na aplicação da dose 2. Enquanto o número esperado de habitantes para essa faixa etária era de 14.078, durante a campanha, 14.253 receberam a primeira dose e 12.948 já receberam a segunda. Assim, 92% do público estimado já está totalmente imunizado.

O grupo etário dos 60 aos 69 anos é outra parcela dos aparecidenses que compareceu em peso para se vacinar. Segundo a SMS, 89,5% dos 33.667 sexagenários da cidade foram vacinados com a dose 1 e 59,1% deles já estão com o esquema vacinal completo.

“A vacinação é um ato de cuidado com a própria saúde e um gesto de cidadania, porque assim protegemos também as pessoas à nossa volta. Os números mostram que os idosos compareceram e deram o exemplo aos mais jovens, que estão correspondendo bem à convocação para tomar a vacina”, diz o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

A Secretaria de Saúde de Aparecida destaca que, em poucas semanas, o índice de adultos de 40 a 59 anos vacinados com a 1ª dose avançou rápido. Segundo a SMS, a taxa de vacinação dessa faixa etária com a dose 1 está hoje em 61,2%. Para a pasta, a expectativa é de repetir nos mais jovens os resultados da imunização em idosos.

Aparecida de Goiânia tem redução de internações e óbitos de idosos pela covid-19

No grupo dos 50 aos 59, que tem população estimada de 57.757 pessoas, 74% delas estão vacinadas com a dose 1. Na faixa etária dos 40 aos 49 anos, o número de vacinados com a 1ª dose chega a 43.750, mais da metade (52,6%) das 83.178 pessoas desse grupo esperadas nos postos de vacinação.

“Esperamos para os próximos 90 dias uma redução significativa nos riscos e agravamentos também para esse público de 39 a 59 anos. Nossas equipes de imunização não param, e, de forma planejada, ampliamos a faixa etária sempre que chegam novas doses”, explica o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Campanha vacina público 35+

O foco da campanha agora é a população 35+. A vacinação desse grupo começou nesta sexta (16) e segue neste sábado, 17. Há opção de receber a vacina sem agendamento, nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, ou com hora marcada.

O agendamento é feito pelo aplicativo Saúde Aparecida ou no site aparecida.go.gov.br. Ao agendar, o usuário escolhe tomar a vacina nas UBS’s Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização.

Nesta sexta-feira, 16, a SMS recebeu 23 .175 doses para 1ª aplicação e cerca de 15.500 doses para 2ª aplicação.