7ª edição do Prefeitura em Ação é encerrada com milhares de atendimentos no setor Tiradentes

Por Lígia Mariani

21 de abril de 2018

Por Lígia Mariani

21 de abril de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

O evento marca o 28º aniversário do bairro, levando centenas de serviços para os moradores da região que durante toda semana receberam serviços de limpeza e infraestrutura no bairro.

Foi encerrada neste sábado,21, a sétima edição do Prefeitura em Ação, que realizou cerca de 50 mil atendimentos diretos e indiretos nos sete dias de mutirão. A ação da Prefeitura de Aparecida começou na última segunda-feira, 16, e beneficiou os bairros do Jardim Tiradentes, Residencial Anhambi e Jardim Cascata.

“Hoje é dia de festa. Este bairro não foi escolhido por acaso. Esta edição marca o aniversário do setor, por isso atendemos o pedido da população e estamos aqui com toda a estrutura da prefeitura, atendendo as demandas dos moradores da região. Também durante toda semana a comunidade recebeu equipes de limpeza, roçagem, manutenção e infraestrutura”, discursou Gustavo, ao lado do Deputado Federal, Daniel Vilela, dos Deputados Estaduais Humberto Aidar e Pedro Chaves, secretários e autoridades municipais.

O Jardim Tiradentes, Residencial Anhambi e Jardim Cascata receberam durante a semana da sétima edição do evento serviços como varrição das ruas, roçagem de lotes baldios, praças e canteiros, pintura de meio fio, poda de árvores, revitalização de sinalização de trânsito, iluminação, tapa buraco e recapeamento. E nos dias 20 e 21 a população teve acesso a mais de 130 serviços  nas áreas de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça, entre outras. “Não tenho tempo de ficar saindo de casa no meio de semana, daí fiquei sabendo do mutirão e vim fazer meu cadastro no Bolsa Família”, comemorou Eliza Fonseca, moradora do setor e beneficiada com uma das ações.

Em comemoração ao 28º aniversário do setor, um dos maiores bairros de Aparecida, além do Desfile Cívico, organizado pelas Escolas Estaduais José Bonifácio, Cascata e Tiradentes, a secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida em parceria com a Associação de Moradores do setor, prepararam um dia inteiro de muita festa e o tradicional campeonato de futebol de campo, além do passeio ciclístico para pessoas com deficiência física.

A concentração do desfile cívico, organizado por alunos do Colégio Estadual Jardim Tiradentes, foi no próprio colégio. Após o desfile, os jogadores entraram em campo nas finais da 28° Copa Tiradentes Campo 2018. Também teve o tradicional bingo ao final da tarde.

Para o vice-prefeito Veter Martins, a 7ª edição do Prefeitura em Ação foi um sucesso. “Nosso balanço é muito positivo. Nas seis edições anteriores, atendemos mais de 180 mil pessoas. Aqui no Jardim Tiradentes e região, superamos nossas expectativas de atendimentos, beneficiando mais de 50 mil pessoas direta e indiretamente nesses sete dias. Trazemos os serviços da Prefeitura para perto da comunidade, que por diversos motivos não tem condições de procurar os órgãos responsáveis.”, comemorou.

Um dos vereadores que representa a região do Jardim Tiradentes, Erivelton Contador enalteceu a iniciativa da prefeitura em realizar o mutirão nos bairros beneficiados. “Essas ações dão visibilidade para a região e também para a gestão do prefeito. Ficamos felizes com os atendimentos prestados à população. Só temos a agradecer toda administração municipal”, agradeceu o parlamentar que estava ao lado, do Vereador Leandro da Pamonharia também representante da região. “É muito bom receber esses serviços do poder público e é fundamental que o chefe do executivo esteja presente nos bairros, para conversar e atender os anseios da população. Nosso bairro merecia esse trabalho, não só por ser seu aniversário, mas por se tratar de uma das  maiores regiões do município”, salientou.

Mutirão de serviços

Nos dois dias desta edição do Prefeitura em Ação, a população recebeu atendimentos como emissão do Cartão do Idoso e da Pessoa com Deficiência, atendimento jurídico, cadastro  no programa Bolsa Família, DPVAT, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine, emissão de alvará simplificado uso de solo, distribuição de mudas e fotos 3×4. E para as crianças a distribuição de algodão-doce e pipoca, espaço de jogos e oficina de artesanato.

Na área da saúde foram oferecidos atendimentos em oftalmologia, ultrassonografia, odontologia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, vacinação (doses de rotina, calendário adulto e infantil), testes rápidos de HIV e Hepatites, emissão e atualização do cartão SUS, além de orientações educacionais sobre dengue e vigilância sanitária.

Jardim Tiradentes: 28 anos

Com cerca de 25 mil habitantes, o setor Jardim Tiradentes foi criado nos anos 90 para abrigar moradores que habitavam áreas de risco de Goiânia e ocupantes da Avenida Transbrasiliana, também na capital, e atualmente conta com asfalto, rede de água pluvial, iluminação pública, escola, creche e unidade de saúde. A data da criação do bairro coincidiu com o feriado de Tiradentes, recebendo, por isso, o mesmo nome.