Obra da Vila Brasília será concluída em 10 dias

Por Frederico Noleto

16 de outubro de 2017

Por Frederico Noleto

16 de outubro de 2017


Foto: Frederico Noleto

Aparecida de Goiânia, 16 de outubro de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, fizeram na tarde desta segunda-feira (16) a última vistoria às obras de contenção de uma erosão localizada às margens do Córrego Pipa, na Vila Brasília, antes de sua conclusão. A visita foi acompanhada por diversos moradores, que aproveitaram para agradecer ao prefeito pelo cumprimento da então promessa de campanha. O problema, que era considerado histórico, atravessou diversas administrações do município ao longo das últimas três décadas. “Trata-se de um projeto bastante arrojado que irá resolver o problema de captação e de drenagem do grande volume de águas pluviais dos diversos bairros da região e também de Goiânia que chegam ao local. Terminada a etapa da implantação das tubulações, foi iniciada a parte de pavimentação da via, que será liberada até o fim desta semana” – pontua o prefeito.

Segundo Mário Vilela, a obra consiste na ampliação do sistema de captação, na modernização do sistema de drenagem e na correta destinação das águas no leito do Córrego Pipa. “Estamos construindo dez bocas de lobo com tripla captação desde a Avenida Anápolis. Portanto, bem antes de chegarem à Rua São Vicente, onde o asfalto era sistematicamente levado pelas águas. Vale lembrar que antes haviam apenas duas bocas de lobo na via. Uma vez que essas águas tenham sido captadas as novas galerias suportarão com tranquilidade o volume, pois a vazão das tubulações foi praticamente triplicada. Além disso construímos um sistema de dissipação da força das águas até a chegada no leito do córrego, que também recebeu um sistema de gabiões. Isso irá anular o que restar de força das águas e proteger as margens e a vegetação local de novas erosões. Neste momento estamos colocando uma nova capa asfáltica na via. Com isso, tanto os transtornos causados pelas enchentes quanto os causados pela erosão, lama e poeira deixarão de acontecer de forma definitiva” – explica o secretário.

A obra, que teve início no dia 14 de julho deste ano e foi orçada em cerca de R$ 600 mil está sendo totalmente realizada com máquinas e equipes da Secretaria de Infraestrutura, que promete concluir os trabalhos em dez dias. O diretor de Obras da Seinfra, engenheiro Ulysses Sena, responsável pelo projeto, explica que um dos maiores desafios no cumprimento do prazo estabelecido foi o aparecimento de diversas minas d´água em todo o trecho da Rua São Vicente. “Pela sua localização, a Avenida Anápolis acaba recebendo grande volume de água de bairros adjacentes, inclusive de Goiânia. Este super sistema de captação que construímos, com os tubos de 1000 milímetros que já existiam no local e outros 600 metros de galerias com tubos de 1500 milímetros, irá triplicar a vazão e suportar tranquilamente a demanda. O asfalto já está praticamente finalizado e nesta terça-feira (17) iniciaremos a implantação dos meios fios e das bocas de lobo. Os moradores podem comemorar a conclusão, que está prevista para os próximos 10 dias” – enfatiza Mário Vilela.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)