A Psicologia Escolar como elemento de superação dos traumas da Covid-19 é tema de palestra virtual em Aparecida

Por Felipe Fulquim e Gedeon Campos

3 de maio de 2021

Por Felipe Fulquim e Gedeon Campos

3 de maio de 2021

Foto: Divulgação Secom

Acolhimento e humanização foram temas centrais de palestra com doutor em psicologia transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) realizou na última sexta-feira, 30 de abril, com transmissão ao vivo pelo YouTube Educação de Aparecida, a palestra “Contribuições da Psicologia  em tempos de  incerteza” com o palestrante e psicólogo Vinícius Novais Gonçalves de Andrade, coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).

Pais, alunos e educadores participaram da palestra. Parceira institucional do evento, a UNIFAN, que cedeu a infraestrutura de transmissão do evento que também contou com duas intérpretes de Libras da SME para tradução de todas as falas.

Durante exposição, o psicólogo Vinícius Novais falou do perfil do profissional em psicologia e de sua atuação no contexto escolar. “Precisamos refletir sobre todos esses pontos para ressignificar nossas experiências e, deste modo, enfrentarmos em conjunto todos os problemas deste momento de pandemia, para reconhecer e nomear nossas emoções, buscando manter nossa saúde mental a cada dia, o que se aplica na vida e nas relações do ambiente escolar”, destacou.

Gustavo Mendanha expôs sua preocupação com os efeitos psicológicos que as crianças, famílias e profissionais da educação do município têm sofrido como efeito da pandemia. “O reflexo da pandemia é sentido por todos nós. Mas temos dado todo o nosso apoio e atenção as nossas crianças nas escolas e sei que a união de todos – professores, pais e alunos – tem feito a diferença no ensino-aprendizagem”, ao destacar que município irá implantar o Programa Médico Pós-Covid, que visa dar atenção à saúde mental das pessoas em razão da pandemia.

O secretário professor Divino Gustavo destacou a importância de promover eventos voltados para o público em geral com ênfase em vivências das comunidade escolar. “Essa é a nossa segunda palestra online com um psicólogo esse ano, pois com o prolongamento da pandemia, estamos atentos aos traumas psicológicos, entre outras questões que tem afligido as famílias das nossas crianças e aos nossos servidores da Educação. Essa ação se dará em outros meses deste ano sempre com temas relevantes e que impactam no dia a dia das nossas escolas e cmeis pensando no bem estar de todos, bem como, na melhoria dos processos socioemocionais e pedagógicos dos envolvidos com o ensino em nosso município”.

O evento está disponível para visualização no canal do Youtube da SME Aparecida no link: https://www.youtube.com/watch?v=KEyM8_PzU7M