Inscrições para o Canta Aparecida 2019 foram prorrogadas até dia 23 de abril

Por Frederico Noleto e Pabline Flaviane

8 de abril de 2019

Foto: Divulgação

A cidade de Aparecida de Goiânia volta a ser palco do maior festival de novos talentos musicais do Estado de Goiás. Durante os dias 9, 10, 11 e 12 de maio acontece o Canta Aparecida 2019, que reúne a mais nova safra de talentos musicais do município no palco da Cultura do Aparecida é Show. Ao todo serão 16 músicos de diversos gêneros que serão selecionados para se apresentarem junto a nomes consagrados da música nacional. Os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de abril no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Ao todo serão selecionados 16 artistas, via audição, para poderem se apresentar dentro do evento de maior expressão cultural do município.

“Eu sou um grande entusiasta das artes. Acredito na cultura como um dos mais fortes instrumentos de transformação social. A música, como outras vertentes ajuda a divulgar o nome de nossa cidade ao Brasil e ao mundo. Além de tudo gera empregos e renda através de toda uma cadeia ligada ao entretenimento, à gastronomia e ao turismo. Em Aparecida nós já temos quantidade considerável de artistas consagrados. Com o Canta Aparecida e as demais políticas públicas de inclusão e de universalização do acesso à cultura que estamos implantando, nós estamos plantando novas sementes. E a cidade está repleta de talentos” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

O Canta Aparecida faz parte do calendário da Secretaria de Educação e Cultural de promoção da criação e difusão da música no município. O edital foi publicado no dia 26 de março e pode ser encontrado no site do Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Aparecida. O evento está inserido na programação do Aparecida é Show, que movimenta um público de cerca de 300 mil pessoas. “Projetos culturais desta natureza costumam trazer inúmeros benefícios nos locais onde são organizados. Além incrementar a economia de nossa cidade, atraindo turistas e movimentando o setor hoteleiro e de serviços, ajudam a reforçar a identidade local, aumentam a autoestima da população, que quer e merece consumir arte” – lembra o secretário executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco.

Mikaellen Cris, 21 anos, moradora do Bairro Solar Central Park e canta profissionalmente desde os 16. A cantora disse que vai participar pela segunda vez do festival Canta Aparecida e que  está muito feliz por mais esta oportunidade. “A cada ano a expectativa para ser selecionada é diferente. Ano passado eu fiquei ansiosa e isso me atrapalhou um pouco. Mas neste ano vou treinar muito e dar o melhor de mim para vencer o festival”, comentou ela após fazer sua inscrição para as audições.

FOTO: Claudivino Antunes

A participação é gratuita e os artistas que quiserem se inscrever devem se dirigir ao local de inscrição (no Centro de Cultura e Lazer José Barroso) portando original e cópia da Carteira de Identidade, ou Cadastro da Pessoa Física (CPF), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além de original e cópia de um comprovante de endereço. Menores de idade devem levar também os documentos dos pais ou responsáveis, que deverão assinar um termo de ciência e de autorização. Bandas devem inscrever apenas um de seus representantes. As audições serão realizadas por uma banca especializada após o fechamento das inscrições. Os classificados irão se apresentar por 30 minutos no palco Cultura.

Gabriel Alves, de 9 anos, é natural de Mato Grosso, mas atualmente mora em Aparecida. Ele, que fez sua inscrição para o Canta Aparecida na tarde desta segunda-feira, 08, contou que canta desde os três anos. Super focado em sua carreira, o artista se apresenta em bares da capital e conta que já sabe o que quer. “Vim participar do festival para ganhar, sei do meu potencial, mas tenho consciência que o importante é competir, sou novo e tenho muita coisa ainda pra viver, mas meu sonho é ser um cantor muito famoso”, explicou o participante.