Abertas as inscrições para processo seletivo da Sociedade Cultura Viva

12 de dezembro de 2018

Por Daniela Ribeiro com informações da secretaria Executiva de Cultura

12 de dezembro de 2018

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Ministério da Cultura, lançou, no dia 10 de dezembro, editais destinados à implantação de uma Rede Municipal de Pontos de Cultura. A iniciativa, promovida a partir de convênio firmado entre a Prefeitura e Ministério da Cultura, destinará R$ 900 mil para entidades culturais, sendo R$ 600 mil do Governo Federal e R$ 300 mil da Prefeitura. O convênio ainda reserva recursos para outras seleções e para atividades como registro, monitoramento, realização de oficinas e de eventos culturais, além da criação e manutenção de um portal da rede cultural do município.

O convênio firmado prevê a realização de duas Oficinas de Preparação dos Editais aos interessados em participar da seleção pública para Pontos de Cultura de Aparecida de Goiânia. Após a seleção, as instituições ainda receberão oficinas de formação e serão convidadas a participar do encontro cultural TEIA, previsto para dezembro de 2019. Os dois editais já estão disponíveis no portal redepontosdecultura.aparecida.go.gov.br  e será publicado no Diário Oficial de Aparecida de Goiânia para consulta.

As inscrições das organizações podem ser realizadas até o dia 25 de janeiro de 2019.  As inscrições para o credenciamento e seleção para a Rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva no Município de Aparecida de Goiânia podem ser realizadas na Sede da Secretaria Executiva de Cultura – Centro de Cultura e Lazer José Barroso situada na Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park – CEP: 74.968-500. O prazo para cadastramento é entre os dias 10 de dezembro a 25 de janeiro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2019 o horário das inscrições será estendido, ocorrendo das 10h às 17h. Maiores informações também podem ser repassadas por meio do e-mail: culturaviva@aparecida.go.gov.br ou pelo telefone 3545-1123.

A Rede Cultura Viva de Aparecida de Goiânia será constituída por seis novos Pontos de Cultura; 14 prêmios de reconhecimento para pessoas físicas; um novo Pontão de Cultura; e sete prêmios de valorização da matriz da diversidade cultural brasileira. Dentre os diversos produtos da Rede Cultura Viva de Aparecida de Goiânia, o projeto promoverá a TEIA Aparecida de Goiânia com debates, formação e circulação dos bens culturais contemplados no Edital pelo referido município. A secretária da Diversidade Cultural (SDC) do MinC, Magali Moura, explicou que essa ação dá continuidade à implementação da Política Nacional de Cultura Viva em 2018.

“A SDC batalhou durante todo este ano para conseguir movimentar essa Política de Estado que envolve os Pontos de Cultura. Desta forma nosso trabalho passa a priorizar as novas redes de menor porte, mas exequíveis, resgatando instrumentos já firmados no passado e não cumpridos, fazendo com que a política aconteça”, declarou.

Segundo o Secretário Executivo de Cultura, Avelino Marinho, a iniciativa é inédita na Cidade. “Aparecida de Goiânia ainda não possui Rede Municipal de Pontos de Cultura e agora iremos entrar nesse circuito do Programa Cultura Viva, que é uma ação importante do Governo Federal, pois dissemina a execução dessas atividades em todo o território nacional”, declarou. Após a seleção, as instituições irão obter o registro e a comunicação de suas atividades culturais como Ponto de Cultura de Aparecida de Goiânia. “Os Pontos de Cultura contribuem com a integralização educacional, trabalhando música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cultura popular e outros segmentos culturais nesses ambientes”, reforçou Avelino.