Academias da Saúde de Aparecida têm destaque nacional pela promoção da qualidade de vida

Por Polliana Martins

23 de maio de 2019

Por Polliana Martins

23 de maio de 2019


Foto: Arquivo Secom

O trabalho da Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia na prevenção de doenças e no estímulo à uma vida saudável, desenvolvido nas duas Academias da Saúde do município, é considerado um modelo para todo o País. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) convidou a chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Bruna Aniele, para apresentar, em Brasília (DF), na 1ª Reunião Técnica dos Programas Saúde na Escola e Academia da Saúde, realizada de 20 a 22 de maio, as atividades desenvolvidas em Aparecida e que têm atraído cada vez mais pessoas de todas as idades.

No evento, representantes de outros Estados demonstraram o interesse de replicar as iniciativas desenvolvidas em Aparecida em seus municípios. “Nossa cidade é considerada um modelo bem-sucedido nesse setor porque temos obtido aqui, com ações que podem ser realizadas em todo o Brasil, bons resultados envolvendo a comunidade e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos”, afirma Bruna.

Atenção diversificada eficaz

Em sua apresentação, a profissional destacou as experiências e atividades das duas Academias da Saúde do município, dos setores Retiro do Bosque (Rua dos Ipês com rua Marajoara, área Pública 13) e Veiga Jardim (Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, s/n°, área pública, Veiga Jardim II etapa). Bruna também ressaltou a dedicação e a competência do pessoal envolvido na rotina das Academias: fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, além das equipes de Saúde da Família, Saúde Mental e outros setores da rede.

As unidades oferecem, sob supervisão profissional, para crianças e adultos, exercícios funcionais, grupo de coluna, pilates de solo, ventosaterapia, auriculoterapia, acupuntura, reeducação alimentar e atividades em datas pontuais, bem como caminhada, corrida, alongamento, relaxamento, zumba, oficina de memória e artesanato e terapias manual e com bola suíça.

Estímulo à vida saudável

O Programa Academia da Saúde foi lançado em 2011 no Brasil como uma estratégia de promoção e produção de cuidados e hábitos saudáveis. Para isso, são implantados espaços públicos com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)