Aparecida sedia treinamento estadual de taekwondo pela 4ª vez

21 de agosto de 2022

Aparecida de Goiânia
Foto: Claudivino Antunes

A 4ª edição do Camping de Taekwondo reuniu mais de 150 atletas de diversas cidades goianas

Voltado para o treinamento de atletas, o Camping de Taekwondo mobilizou, neste fim de semana, mais de 150 atletas do Estado, no Estação Cidadania-Esporte, no Parque Trindade II, em Aparecida de Goiânia. Nesta quarta edição do evento, que é sempre sediado no município, ocorreu neste sábado, 20, e se encerra neste domingo, 21.

Organizado pela Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD) com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semel), o Camping de Taekwondo tem como objetivo promover o intercâmbio entre atletas de diversas categorias com idade entre 5 e 35 anos.

“São dois dias que ficarão marcados por muita harmonia, diversão, treinamento, troca de experiências e muito conhecimento. Os níveis técnicos e a qualidade dos atletas do taekwondo estão sendo elevados em cada edição desse Camping. Os treinamentos aplicados aqui são de técnicas olímpicas e atualização das regras deste ano”, destaca o técnico do time aparecidense, Edgar Guimarães.

Entre as cidades participantes do 4º Camping de Taekwondo estão Anápolis, Pires do Rio, Jataí, Aragarças e Goiânia. “Aparecida tem sido destaque no apoio e investimento no esporte, em todas as modalidades, e este acampamento é mais uma vitrine para o esporte em nossa cidade”, destacou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão.

A atleta aparecidense, Dângela Guimarães, 21 anos, é campeã pan-americana, sul-americana brasileira e, além disso, ocupa o trigésimo ranking internacional da categoria dela no taekwondo. Ela que participa de todas as edições do Camping de Taekwondo em Aparecida, disse nesta 4ª edição está se preparando para vencer em três competições internacionais: Argentina Open, Pan Séries e Chile Open de Taekwondo.

“O taekwondo é muito importante para minha vida. Comecei a praticar muito nova, com seis anos de idade e, desde então, só agregou na minha vida. […]. Eu só tenho que agradecer a esse esporte que só me trouxe boas oportunidades, me agregou muito nos estudos, no âmbito profissional, além disso, faço parte do programa ‘Aparecida Compete’ da Prefeitura de Aparecida que ajuda a muita gente a competir em alta performance e em alto rendimento”, contou a atleta.

Estação Cidadania – Esporte

Com área total de 12 mil metros quadrados (m²), sendo 1,8 mil metros m² de área construída, o complexo do Estação Cidadania-Esporte, localizado no setor Parque Trindade II, tem capacidade para atender mais de 3 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores de várias modalidades.

O Estação Esporte-Cidadania dispões de infraestrutura completa para prática de várias modalidades. Ginásio coberto, banheiros, vestiários, salas administrativas, sala de primeiros socorros, arquibancada, pista de atletismo e outros equipamentos compõe a estrutura física da unidade.

A atleta goianiense, Daniele Barros Costa, 34, tem 10 anos de experiência no taekwondo, é tetra campeã brasileira, medalhista de bronze nas competições Panamericano de 2020 e Campeonato Mundial da Coréia do Sul, em 2022, além de levar o segundo lugar na Argentina Open. Ela que também é formada em arquitetura, falou da importância da estrutura do Estação Cidadania-Esporte para formação dos atletas.

“Eu participo do Camping de Taekwondo aqui em Aparecida desde a primeira edição. Esse tipo de treinamento é muito importante para atualização das regras e reunir com os outros atletas do estado. […] Eu gosto muito dessa estrutura que treinamos, principalmente porque eu sou arquiteta como formação e eu acho que o espaço é bem adequado, confortável e comporta o número de atletas que participam do evento perfeitamente. Para mim, esse treinamento é o melhor que já participei até hoje”, contou.