Ação conscientiza e notifica moradores e empresários de áreas próximas ao Córrego Pipa em Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

29 de agosto de 2018

Por Ruslayra Peixoto

29 de agosto de 2018


Foto: Enio Medeiros

A preservação da natureza é uma obrigação de toda a população. E para conscientizar e notificar os moradores das margens do Córrego Pipa, agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia realizaram uma força-tarefa, na manhã desta quarta-feira, 29, onde notificaram os moradores e empresários que fazem descarte irregular de lixo nas áreas de proteção ambiental (APA), próximas ao Córrego na divisa com os bairros Vila Brasilia, Parque Real e Vila Sul.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Adriano Montovani, o objetivo dessa ação é realizar intervenções para reverter e cessar os danos causados por conta do descuido e descaso com o meio ambiente. “Além de fiscalizar, nossa função é orientar e concientizar os moradores a cumprirem com as suas obrigações legais. A ação começa aqui no Pipa, mas prosseguirá por todos os outros córregos e nascentes da cidade”, sublinhou o gestor.

Ao vistoriarem a área, foram constatados graves danos ambientais como aterramento com entulhos, desmatamento, erosões, e poluição do curso hídrico principalmente por pontos de lançamento de esgoto feitos pela Saneago e a atual concessionária, a BRK. “As duas empresas foram multadas pelo crime ambiental e o valor da multa é de R$ 5 mil a R$ 50 milhões”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Adriano Montovani. “Nosso papel é de concientizar, fiscalizar e multar quem não cumprir com as leis ambientais”, pontuou ainda.

Para o superintendente Juliano Cardoso, que estava presente com sua equipe na ação no Córrego Pipa, o primeiro passo para promover a preservação e cuidados com o meio ambiente está na conscientização da população. ”Em fiscalizações como esta 80% da poluição encontrada nos córregos e matas são lixos domésticos. Por isso que se cada cidadão fizer a sua parte não descartando lixo em lugares impróprios, problemas como esse seriam facilmente resolvidos”, destacou.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)